Instituto Dom Moacyr realiza I Encontro Estadual do Proeja Acre

Evento marcou o lançamento do livro sobre o programa

encontro_proeja_0.jpg
encontro_proeja_01.jpg

Encontro promove a integração dos docentes, educandos, gestores dos cursos e comunidade institucional (Fotos: Assessoria IDM)

O Governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr, deu início nesta terça-feira, 20, no auditório da Uninorte, ao I Encontro Estadual do Proeja Acre. O Encontro, que se estende até esta quarta-feira, 21, é uma ação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos e tem como objetivo promover a integração dos docentes, educandos, gestores do curso de especialização e dos cursos técnicos, bem como da comunidade institucional representada pelas redes de ensino federal, estadual e municipal.

De acordo com o diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr, Irailton Lima, o evento constitui-se em um espaço de diálogo e discussão em torno dos avanços, dos desafios e das perspectivas da formação Proeja por meio da socialização dos conhecimentos e das experiências desenvolvidas no âmbito do programa. "A especialização Proeja é especial porque alia habilitação técnica com elevação da escolaridade. Com o crescimento e desenvolvimento do Estado, demandam-se profissionais qualificados, e esse é o principal foco do Proeja", revela.

Com o encontro, pretende-se também apresentar a vinculação da formação Proeja no Estado às linhas de financiamento do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Acre – ProAcre e do Brasil Profissionalizado.

Para a secretária de Estado de Educação, Maria Corrêa, a expectativa da realização do I Encontro Estadual Proeja Acre é de que, por meio da divulgação das ações desenvolvidas até o momento, sejam consolidadas a proposta educacional e a rede de parcerias interinstitucional do programa, visando o fortalecimento no Estado.

"O trabalho de articulação entre as instituições que formam os profissionais é de extrema importância. A Educação de Jovens e Adultos, mais que elevação de escolaridade, empenha-se em garantir a formação profissional técnica para atuar no mercado de trabalho. Para o desenvolvimento do país e do Estado, as pessoas precisam fazer melhor do que já fazem, e o Proeja está ai para somar qualificação profissional com elevação da escolaridade", observa Maria Corrêa.

Parcerias dos governos para viabilidade do Proeja

O Proeja é uma ação do Governo Federal, promovida pelo Ministério da Educação, sob a coordenação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), que propõe a integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de EJA, visando o oferecimento de elevação de escolaridade e qualificação profissional a jovens e adultos que, por alguma razão, tiveram as trajetórias da formação descontinuadas ou interrompidas.

No Acre, a formação Proeja é uma ação do governo estadual por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM) e da Secretaria de Estado de Educação (SEE). A formação Proeja contempla duas frentes de atuação: cursos voltados para docentes e gestores e cursos destinados a jovens e adultos trabalhadores.

A formação de docentes e gestores contempla a Especialização Proeja realizada no Estado do Acre em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, instituição executora. Sob a tutela do Instituto Dom Moacyr, a Coordenação Estadual do Programa executa o Curso de Formação Inicial e Continuada: "A Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de EJA – PROEJA e os Desafios da Atualidade". Os cursos Proeja destinados aos educandos de EJA são executados pela Gerência de Inclusão Social do Instituto Dom Moacyr.

Segundo a representante do Instituto Federal do Amazonas – IFAM, Ana Cláudia Ribeiro, a parceria com o Instituto Dom Moacyr é de extrema importância para o sucesso do trabalho que vem sendo realizado. "Este Encontro servirá para verificar, avaliar e trocar experiências. Serão três dias muito produtivos com a realização de palestras, oficinas, salas temáticas, mesas redondas com os mais variados temas", enfatiza.

Para a Coordenadora Estadual do Proeja, Jacqueline Paiva, "o evento se constitui em espaço de discussão e socialização das experiências desenvolvidas no Acre sobre a integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. As apresentações, as palestras, as mesas redondas, as salas temáticas e oficinas focalizarão a produção dos atores envolvidos no programa. Na ocasião será lançada a publicação dos artigos produzidos pelos cursistas da primeira turma (2007-2008) da Especialização Proeja Acre", revela.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter