Semana de atividades tem como objetivo conscientizar policiais sobre problemas físicos e psicológicos
Começou na manhã desta terça-feira, 20, no Teatro Plácido de Castro, um ciclo de palestras sobre bem-estar e saúde realizado pela Polícia Militar do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública. As atividades, que terminam apenas na sexta-feira, fazem parte de um trabalho de ação social, informativo e preventivo, que visa orientar os novos policiais sobre problemas físicos e psicológicos, como doenças cardiovasculares, alcoolismo e crises financeiras.
A semana de palestras é uma iniciativa inédita da Polícia Militar do Acre. O público alvo do evento são os 600 jovens soldados que ingressarão oficialmente no comando no dia 26 de agosto. Eles terão oportunidade de conhecer e prevenir problemas físicos e emocionais que atingem vários soldados após anos de serviços. "Algumas pessoas veem o policial militar como um super-homem, sem sentimentos, mas ele é um ser humano de carne e osso, e temos que investir nesse ser humano", explica o coronel Romário Célio, comandante da Polícia Militar do Acre.
As palestras incluem temas como prevenção de doenças cardiovasculares, com a presença de um profissional de Educação Física, um nutricionista e um fisioterapeuta. Num levantamento feito sobre atestados médicos de 2006 a 2009 dentro da corporação, entre as doenças mais relatadas, as cardiovasculares cresceram de maneira preocupante. Outras palestras também abordarão orientação financeira familiar e prevenção ao alcoolismo.
A secretária de Segurança Pública, Márcia Regina, esteve presente à abertura do evento e reforçou a boa ideia da iniciativa. "É importante nós entendermos que os homens e mulheres que trabalham na segurança pública também têm um desafio, que é manter o próprio bem-estar e qualidade de vida. A gente só transforma a realidade com conhecimento e o que nós tentamos fazer na segurança pública, todo dia, é mudar a realidade", salientou.
Os policiais também estão tendo a oportunidade de conhecer um pouco do Diretório de Saúde da Polícia Militar do Estado. Segundo o coronel Lira, somente esse diretório, entre convênios e em sua estrutura, realiza cerca de 280 atendimentos diários na Policlínica. O Diretório de Saúde também possui o Serviço de Ação Social, com apoio psicológico e psiquiátrico, além de realizar palestras e debates.
Programação:
Terça-feira (20/07)
08 às 12h – Seminário Prevenção de Doenças Cardiovasculares, com a presença de um profissional de Educação Física, um nutricionista e um fisioterapeuta.
Local: Teatrão
14 às 18h – Orientação Financeira Familiar. O curso será ministrado por duas assistentes sociais da PM de Minas gerais e é voltado especialmente para as esposas e familiares dos PM’s.
Local: Teatrão
Quarta-feira (21/07)
8 às 12 e 14 às 18h – Orientação Financeira Familiar. O curso será ministrado por duas assistentes sociais da PM de Minas gerais e é voltado especialmente para as esposas e familiares dos PM’s. Este evento tem como objetivo contribuir para a reflexão das pessoas quanto aos deveres e obrigações nas relações de consumo quanto ao uso do dinheiro.
Local: Teatrão
Quinta e sexta-feira (23 e 24/07)
8 às 12 e 14 às 18h – Formação de Multiplicadores na área de prevenção do alcoolismo. O curso será ministrado por um psicólogo e um assistente social da PM de Minas Gerais. O objetivo é capacitar os profissionais da área de segurança pública com conhecimentos para a correta identificação e diagnóstico dos usuários de álcool, instrumentalizando-os para trabalharem com os diferentes modelos de prevenção, formas adequadas de intervenção e encaminhamento.
Local: Auditório da Fundhacre