Federação da Agricultura e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural agora estão instalados em prédio amplo e moderno no bairro do Bosque, em Rio Branco
O governador Binho Marques participou nesta segunda-feira, 19, da inauguração da nova sede da Federação da Agricultura do Estado do Acre (Faeac) e do escritório regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), localizados em um prédio amplo (possui 2.050 metros de área construída) e moderno na Rua Quintino Bocaiúva, no bairro do Bosque, uma das regiões mais nobres de Rio Branco. Estiveram presentes o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim; representantes de federações, presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), senadora Kátia Abreu, os presidentes do Tribunal de Justiça do Acre, Pedro Ranzi; da Federação do Comércio do Acre, Leandro Domingos; da Federação das Indústrias do Acre, João Salomão; e da Associação Comercial do Acre, João Fecury.
Saudado por Assuero Veronez, presidente da Faeac, Binho ressaltou que em termos de desenvolvimento agropecuário, o Acre tem muito a ensinar ao país. O advento do Zoneamento Ecológico-Econômico e das políticas de valorização dos ativos ambientais envolveram todos os segmentos sociais e econômicos em um pacto que traz resultados que se servem de referência para o Brasil. A senadora Kátia Abreu destacou o desempenho de Assuero Veronez no fortalecimento da Faeac.
Binho destacou o papel do Senar em todo o contexto do dsenvolvimento do Acre. E, como exemplo dos investimentos que o governo do Estado vem fazendo para esses avanços, foram firmadas parcerias com instituições como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para melhorar a qualidade dos rebanhos e elevar a produtividade de leite no Acre. Entre estas ações destacam-se a transferência de tecnologias para produtores familiares e o desenvolvimento de um programa de melhoramento genético que vem permitindo a introdução de raças de alto padrão genético. "Todos aqui tem a assinatura no resultado das mudanças. O zoneamento é o melhor exemplo de que no Acre tem lugar para todos", disse o governador, completando que "nossas diferenças são como a diversidade da nossa floresta – e é nisso que está a nossa riqueza".