Instituto Dom Moacyr promove encontro estadual do Proeja

Programa propõe integração da Educação Profissional com a Educação Básica

O Governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr, promove nos dias 19, 20 e 21 de julho, o Encontro Estadual do PROEJA. A abertura será às 8h, no auditório da Uninorte. Na oportunidade, será lançada a publicação dos artigos produzidos pelos cursistas da primeira turma (2007-2008) da Especialização Proeja Acre e em seguida acontecerá a palestra "A formação Proeja e as perspectivas de acesso ao mundo do trabalho no contexto do desenvolvimento local", ministrada pelo Diretor Presidente do IDM, Irailton Lima. Uma extensa programação foi montada para os três dias de Encontro, dentre elas, palestras, oficinas, mesas redondas.  

O Proeja é uma ação do governo Federal, promovida pelo Ministério da Educação, sob a coordenação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC, que propõe a integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de EJA, visando o oferecimento de elevação de escolaridade e qualificação profissional a jovens e adultos que, por alguma razão, tiveram as trajetórias da formação descontinuadas ou interrompidas.

No Acre, a formação Proeja é uma ação do governo Estadual por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM) e da Secretaria de Estado de Educação (SEE). A formação Proeja contempla duas frentes de atuação: cursos voltados para docentes e gestores, e cursos destinados a jovens e adultos trabalhadores.

A formação de docentes e gestores contempla a Especialização Proeja realizada no Estado do Acre em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, instituição executora. Sob a tutela do Instituto Dom Moacyr, a Coordenação Estadual do Programa executa o Curso de Formação Inicial e Continuada: "A Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de EJA – PROEJA e os Desafios da Atualidade". Os cursos Proeja destinados aos educandos de EJA são executados pela Gerência de Inclusão Social do Instituto Dom Moacyr.

Outro aspecto a ser destacado refere-se à vinculação da ampliação da demanda de Proeja às linhas de financiamento do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Acre – PROACRE e do Programa Brasil Profissionalizado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter