Curso de Auditoria para Operacionalização de Recursos do SUS é oferecido no Juruá

Objetivo é fortalecer a parceria entre o Sistema Nacional de Auditoria, o Controle Social e os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS)

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Departamento de Regulação da Rede de Assistência (DRRA), em parceria com o serviço de Auditoria Federal no Acre (SEAUD/Acre), promove de 12 a 16 de julho, das 8 h às 17h30 na Universidade Aberta do Brasil, no município de Cruzeiro do Sul, o Curso de Auditoria com Foco na Estruturação e Operacionalização dos Fundos Municipais de Saúde.

O evento é direcionado aos conselheiros de saúde, gestores, gerentes e técnicos das Unidades de Saúde, coordenadores dos Fundos Municipais de Saúde e ao Conselho Gestor das Unidades Hospitalares, atuantes na Região do Juruá. Em setembro, o curso é oferecido também em Rio Branco para atender os profissionais das Regiões do Alto e Baixo Acre.

De acordo com a gerente do DRRA, Lúcia Freitas, o objetivo é fortalecer a parceria entre o Sistema Nacional de Auditoria, o Controle Social e os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). "Mais uma vez o Acre é referência para outros Estados, essa é uma ação pioneira e está sendo bem aceita por todos, tanto que 51 inscrições já foram confirmadas".

Participam da solenidade de abertura o secretário de Estado de Saúde, Osvaldo Leal, o diretor do Departamento Nacional de Auditoria, Luiz Carlos Bolzan, assessor técnico do Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (SIOP), dentre outros. Para ministrar o curso foi convidado o auditor Federal, dr. Carlos Eduardo Viana dos Santos.

"Essa atividade é imprescindível para a qualificação da gestão municipal do SUS, pois tem o foco na estruturação e operacionalização dos Fundos Municipais de Saúde, possibilitando aos atores da gestão apropriar-se de mais conhecimento e prática quanto aos procedimentos necessários para obtenção, aplicação e controle dos recursos do SUS", esclarece Lúcia.

Durante a programação serão abordados temas como Termo de Ajuste Sanitário; Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa do SUS; Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde; Financiamento do Setor Saúde, além de outros.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter