Encontro em prol do resgate da identidade acreana

Confraria da Revolução Acreana convida população para debate sobre a recuperação de documentos da história do estado

confraria_artigo454.jpgExatamente no dia 14 de julho de 1899 estava proclamada a República independente do Acre pelo diplomata espanhol Luis Galvez Rodríquez de Arias. Essa data tão importante é conhecida pelos acreanos e comemorada todos os anos.

A Biblioteca da Floresta realiza no seu auditório nesta quarta-feira, 14, às 19 horas, um encontro com o Desembargador Arquilau de Castro Melo, a Professora Dra. Maria José, o advogado Dr. Hilário Júnior, o grupo Confraria da Revolução Acreana e todos os interessados para um debate e exposição de algo inédito na história acreana: documentos originais sobre a Revolução.

Em uma viagem ao Recife, o advogado e pesquisador Dr. Hilário Júnior, um dos palestrantes do evento, descobriu documentos importantíssimos como parte do acervo do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHG/PE). São 491 documentos originais assinados pelo próprio Galvez que são referentes à História da Revolução Acreana. Um deles é uma ata de proclamação do Estado Independente do Acre, e os demais atos de nomeações, prestações de contas, licitações, etc.

A ideia principal do evento é chamar atenção da população, convidando as pessoas a participarem do debate que vai acontecer no final das apresentações e da exposição dos documentos. O material está em posse do Instituto Arqueológico de Recife mas, segundo o Dr. Hilário, de direito pertence ao Acre. O advogado esteve com esses documentos em mãos e junto com ele nasceu a necessidade de legitimar a identidade do povo acreano.

Uma possível votação é uma questão que será discutida na ocasião. Dessa forma, com a participação da população acreana, pode ficar mais fácil recuperar uma documentação tão importante que representa a história do Estado.

A programação que lembra o espanhol Galvez também acontece no município de Porto Acre, a antiga "Puerto Alonso", que foi palco da Revolução. Na manhã da quarta-feira, às 9h, começam os Desfiles Militar e Escolar e Mesa Redonda com o tema "Tratamento da Memória e Produção de História do Acre". Acontecerá também uma Passeata de Barcos em homenagem à expedição dos poetas. E para encerrar tem o Forró Cultural, com início às 18h.

Veja aqui o convite e programação do evento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter