Bandas e fanfarras iniciam disputa pelo campeonato estadual

 Porto Acre e Brasileia sediam etapas regionais

banase_foto_gleilson_miranda_01.jpg

Promovido pelo Governo do Estado, Festival de Bandas e Fanfarras começa com etapa regional (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Tem início neste sábado, 10, às 17 horas, em Porto Acre, a primeira fase de uma das mais acirradas competições musicais estudantis do Estado: o Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras, que completa nesta edição 10 anos. O evento mobiliza de forma direta, em todas as etapas, cerca de quatro mil pessoas e mais de 12 mil expectadores na fase estadual.

Promovido pelo Governo do Estado, através das secretarias de Educação e de Esporte, Turismo e Lazer com o apoio da Associação das Bandas e Fanfarras do Acre (Abanfacre), o campeonato tem fomentado atitudes como civismo, disciplina, cooperação e melhoria no rendimento escolar.  

Como sede da primeira disputa regional, classificatória para a estadual, o município de Porto Acre receberá corporações de Sena Madureira, Acrelândia, Bujari, Vila Campinas, Manuel Urbano e da cidade anfitriã. Ao todo, sete bandas estão disputando a Regional I. Para que não haja dúvidas quanto ao regulamento do campeonato, em cada regional e na última fase (estadual) acontece um congresso técnico.

A Regional II está marcada para o dia 17, em Brasileia, que receberá as bandas de Assis Brasil, Epitaciolândia, Senador Guiomard e Plácido de Castro. Cruzeiro do Sul e as outras cidades do Vale do Juruá passam direto para fase estadual, prevista para os dias 7 e 8 de agosto, na Arena da Floresta. Nos desfiles, a comissão julgadora, composta por profissionais atuantes na área musical e de dança, avalia as categorias técnicas de banda marcial, de percussão marcial, fanfarra de uma válvula e banda de música de marcha. 

Premiação

As corporações campeãs gerais nas categorias banda marcial, de percussão marcial e fanfarras com válvulas de um pisto serão premiadas cada uma com R$ 10 mil pela Secretaria de Estado de Educação para que elas possam investir em novos instrumentos. Nas fases regionais, as campeãs e vice de cada categoria e faixa etária, bem como balizas, linhas-de-frente e regentes, ganharão troféus.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter