Seminário do Programa Liderança nas Escolas: compartilhando experiências educacionais

Serão premiados vinte gestores das escolas dos Estados participantes

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Seminário do Programas líderes escolares reuniu gestores de cinco estados brasileiros (Foto: Mardilson Gomes/Assessoria SEE)

O Conselho Britânico, a Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEE) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), realizaram o Seminário de Disseminação e Parcerias Internacionais, nesta terça-feira, 22, no auditório da Biblioteca da Floresta. O evento discutiu técnicas de disseminação na área de liderança, com 20 gestores de cinco Estados: Goiás, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

A ação faz parte do Projeto Liderança nas Escolas que reúne educadores da América Latina e Reino Unido, com o objetivo de buscar novas estratégias de melhoria da qualidade no ensino, fortalecendo a liderança nas escolas com projetos curriculares conjuntos. "O Projeto Liderança nas Escolas busca otimizar o tempo do diretor, para que este se torne um multiplicador de experiências com os professores e alunos, dinamizando a jornada escolar", explicou a gerente do Programa, Simone Azevedo.

Os diretores dialogaram sobre o que tem sido desenvolvido no exercício de auto-avaliação da gestão escolar, com foco na observação em sala de aula por diretores e coordenadores pedagógicos. O programa realiza visita às escolas parceiras, seminários, videoconferências e oficinas, como forma de promover a troca de experiências na área de liderança compartilhada e o uso do instrumento de avaliação.

Além do seminário, será realizada nesta quarta, 23, a entrega do Prêmio Internacional Liderança (International Leadership Award), uma iniciativa do Conselho Britânico no Programa Liderança nas Escolas, onde os diretores serão premiados com certificado pelas experiências exitosas com o programa.

Conhecendo outras realidades

O intercâmbio cultural é feito através do apoio que as escolas recebem para desenvolver projetos curriculares em conjunto com escolas do Reino Unido, possibilitando que alunos de diversas faixas etárias conheçam uma multiplicidade de vivências escolares. "Os alunos passaram a sentir um maior interesse em realizar um exercício de interatividade com outras culturas, como o aprendizado da língua inglesa. Este projeto possibilitou o alcance da meta determinada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo pela avaliação do IDESP", declara a gestora da Escola Estadual Caramuru, SP, Alexina Santagueta.

A região Norte tem participado desta ação desde 2007, sendo representada por Tocantins através de uma mudança de postura dos diretores, professores e alunos, na busca de fortalecer o aprendizado. "A gestão participa dos planejamentos com os docentes, realizam observações em sala de aula e em seguida elaboram estratégias de aperfeiçoamento e socialização do conhecimento", destaca Ana Márcia, coordenadora do Programa em Tocantins.

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