Professores discutiram no curso temas como o papel do profissional da Educação Física e as dificuldades de leitura e escrita dos alunos
Dialogar e refletir sobre como tem sido desenvolvido os programas de aceleração da aprendizagem de alunos do ensino fundamental, é um dos objetivos das formações continuadas realizadas pela Secretaria de Estado de Educação, através da equipe do Projeto Poronga. De 03 a 07 de maio está sendo realizado, na Usina de Arte, mais uma capacitação com 30 professores e supervisores.
Representantes da Fundação Roberto Marinho estiveram nesta segunda, 03, prestando uma assessoria à equipe de coordenação e supervisão do projeto acerca da matriz de referência nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Houve ainda a I Capacitação de Educação Física do Projeto Pronga com professores dos municípios de Feijó, Tarauacá, Sena Madureira, Brasiléia, Cruzeiro do Sul e Rio Branco.
Os cursistas discutiram, durante 40h/aula, o papel do profissional da Educação Física, e as maiores dificuldades de leitura e escrita apresentada pelos alunos. "A nossa meta é elaborar estratégias de leitura e escrita, ofertando aos alunos uma diversidade de gêneros textuais, explicando suas funções e aplicabilidade", explica o supervisor da equipe do Poronga, Leomar Mariano.
Os professores participaram de um sarau poético, café literário, leitura de imagens, karaokê literário, além de atividades de educação física. "Essas atividades são subsídios para que o professor reflita acerca formação do aluno participativo, que entende a educação física como uma promoção de saúde", explica a técnica da SEE, Maria de Fátima.
O Projeto Poronga fundamenta-se em uma proposta de inclusão social, de fortalecimento da autoestima, representando uma tentativa de oportunizar aos alunos em distorção idade/série um ensino de qualidade. A Fundação Roberto Marinho é parceira do Poronga no Acre e detentora da metodologia, que tem se revelado bastante promissora no Estado e uma referência nacional na correção de jovens fora da idade regular de aprendizagem.