Iniciativa de várias instituições parceiras garante acesso gratuito à Internet para as comunidades da Resex Chico Mendes
Os moradores da comunidade Divisão, na Reserva Extrativista Chico Mendes, em Assis Brasil, têm agora um telecentro com dez computadores conectados à Internet, uma verdadeira lan house, no meio da floresta, e de graça. No inverno, eles ficam sem acesso terrestre, mas continuarão conectados através da rede mundial de computadores.
Jarmilene Silva tem 16 anos, pela idade, ela faria parte da geração Y, formada pelos antenados em tecnologia e que acompanham com facilidade todos os avanços da Internet. Mas, Jarmilene, filha de seringueiros, até a semana passada só havia visto um computador pela televisão. Ela não sabe, ainda, o que é Orkut, MSN ou Twitter. A exclusão digital da qual ela fazia parte acabou. "Eu quero usar para pesquisar os trabalhos da escola", disse.
O telecentro da Resex Chico Mendes e o de Assis Brasil, instalado na sede da Associação de Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes de Assis Brasil (Amopreab) foi obtido graças a parceria entre o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a Prefeitura Municipal de Assis Brasil e a Amopreab.
O local foi escolhido com base no trabalho do projeto Tecbor, uma tecnologia de extração de látex desenvolvida pela Universidade de Brasília (UNB) e Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), além da prefeitura de Assis Brasil, que beneficia dezenas de famílias no Seringal Icuriã, dentro da Resex Chico Mendes.
O programa do Governo Federal Luz para Todos foi o grande aliado na implantação do Telecentro, pois sem a energia elétrica, que chegou à comunidade Divisão junto com a internet, o projeto não seria possível.
A Resex Chico Mendes ganhou o telecentro número 346 instalado através do Serpro, em todo o Brasil. "No seringal, esse centro digital tem uma importância muito grande. Em áreas isoladas as políticas públicas demoram muito a chegar. Com a instalação do telecentro, conseguimos avançar alguns anos. Isso vai mudar muito a forma de comunicação entre eles. A própria associação poderá criar um blog e comercializar os produtos do FDL através da internet", disse Luiz Cláudio Mesquita, do Serpro.
Para garantir a conexão dos computadores doados à rede mundial de computadores, o Sipam instalou em cada telecentro uma antena VSAT (sigla em inglês para Very Small Aperture Terminal). O sinal chega por satélite e garante velocidade superior à discada, gratuitamente.
{xtypo_quote}Eu quero usar para pesquisar os trabalhos da escola. Jarmilene Silva, estudante{/xtypo_quote} |
A Coordenadora Estratégia de Relações Institucionais e Cooperação do Serpro, Ana Maria Amorim, falou sobre a importância da inclusão digital: "Foi emocionante ver a satisfação nos rostos das 150 crianças da escola do seringal em ter acesso à internet, assim tiramos do isolamento centenas de famílias e promovemos a sua integração à sociedade".
Galeria de Imagens