Noventa jovens e adultos trabalhadores participam da qualificação profissional
O Auditório do CEP Serviços Campos Pereira recebeu, na manhã desta quinta-feira, 90 jovens e adultos trabalhadores para a Aula Inaugural do Curso Técnico Gestão de Negócios. O curso, oferecido pelo Governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr, tem como meta qualificar pessoas que têm perfil empreendedor, tornando-as profissionais preparadas para atuar com competência nas diversas demandas empresariais.
Curso Técnico em Gestão de Negócios é dividido em três grandes módulos, denominados: 1) Projeto Tutoria – no qual o educando é apresentado ao mundo do trabalho através de empresários-tutores que o leva para vivenciar o dia-a-dia da empresa, acompanhando de perto as atividades de cada setor; 2) Empresa Simulada – a turma é levada a criar e gerenciar seus próprios negócios, via internet, através do Programa Nacional de Empresas Simuladas, enfrentando situações reais do mercado de trabalho simuladas pelo Programa; 3) Projeto Vitrine – nesta fase, os futuros técnicos elaboram os Planos de Negócios, após estudo de mercado, análise de viabilidade, entre outros, e apresentam à comunidade escolar, empresários e instituições financiadoras.
Feliz com a oportunidade de acessar um dos cursos do Instituto Dom Moacyr, após três tentativas para ingressar no Curso Técnico em Gestão de Negócios, a educanda Regiane Pinheiro foi enfática ao afirmar que espera formação técnica e conhecimento das exigências que o mercado de trabalho exige dos pequenos empresários. “Meu sonho é um dia me tornar uma empresária reconhecida em todo o Estado pelo trabalho ético que irei desempenhar”, observa.
Em sua fala, a coordenadora-geral do CEP Serviços Ana Cláudia Batista enfatizou a importância do curso na vida dos educandos. “Ao oferecer cursos como o Técnico em Gestão de Negócios, o governo do Estado tem como objetivo promover cidadania e melhoria da qualidade de vida dos acreanos. Nós, da educação profissional, somos entusiastas e acreditamos nos jovens e adultos trabalhadores que conseguem acessar um dos nossos cursos, pois sabemos que eles irão fazer a diferença quando estiverem trabalhando em suas áreas de atuação”, afirma.
A diretora-presidente em exercício Marília Macedo lembrou aos jovens a importância de não desistirem do curso. “Este é um trabalho realizado a muitas mãos. O Instituto Dom Moacyr tem orgulho dos profissionais que tem colocado no mercado de trabalho.”
Marília revela ainda que o IDM, ao oferecer cursos como o TGN, com duração de um ano e meio, “tem o propósito de disseminar o espírito empresarial entre os educandos, bem como desenvolver motivação para a criação do seu próprio negócio e a compreensão das diferentes maneiras de usar o conhecimento e as competências e habilidade para tornar-se responsável pelo seu próprio desenvolvimento profissional”.
Com o perfil empreendedor já aflorando, o educando Felipe Lincoln revelou que pretende com o curso obter subsídios para que ele possa avaliar e resolver situações através da fundamentação teórica em seu futuro negócio no ramo de Panificação. “Espero possui muito em breve um conjunto de ferramentas para que eu possa coletar e organizar dados numéricos, visando análise crítica dos processos técnicos e administrativos, para viabilizar as tomadas de decisões que virei a ter no meu negócio”, disse.
{xtypo_rounded2}Perfil do Profissional
- Avaliar e sugerir mudanças nas empresas em áreas pertinentes à Administração, visando à melhoria da qualidade e produtividade;
- Saber discernir o melhor caminho em situações adversas, visando a integração dos fatores envolvidos na produção de bens e ou serviços;
- Enfrentar problemas reais e demonstrar / negociar propostas alternativas;
- Conhecimento e utilização de técnicas de Gestão de Negócios;
- Desenvolvimento da capacidade empreendedora;
- Conhecimento dos princípios de Marketing;
- Elaboração do Plano de Negócio;
- Desenvolvimento de espírito empreendedor, dentre outros.{/xtypo_rounded2}