Nesta semana o governo do Acre formou novos profissionais na área técnica de Eletroeletrônica nos municípios de Porto Acre e Capixaba. Essa formação é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec). O curso foi oferecido na modalidade à distância, com atividades práticas presenciais.
No Acre foram beneficiados sete polos. O curso foi executado pelo Instituto Dom Moacyr (IDM), por meio do Centro de Formação Profissional e Tecnológica Campos Pereira. Conforme Avaliação do MEC a qualificação realizada no Acre foi a que teve o menor índice de evasão em relação aos outros estados da federação.
O técnico em nível médio em Eletroeletrônica estará habilitado para atuar em atividades de instalação e manutenção de equipamentos e sistemas eletrônicos, internet, sistemas de computação e rede de dados. Muitos formandos já estão realizando assistência técnica em suas localidades, tornando-se referência na área.
Regiclebsom Amorim, 31 anos, morador da área rural de Porto Acre, disse: “Eu não sabia nem ligar o computador, agora ligo e ‘vou embora’. Pesquiso na internet com maior facilidade e quero aproveitar para agradecer ao governo que tem dado oportunidade pra gente”.
“Cada formando deve ter a responsabilidade de incluir a comunidade socialmente. As novas tecnologias encurtam distâncias, abrem portas e proporcionam um mundo novo, em que se tem necessidade de acompanhar os avanços tecnológicos que estão em constante modificação”, enfatizou o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.