Parceria com rede de lojas C&C fortalece Pólo Moveleiro e traz reconhecimento do mercado ao produto acreano
O Governo do Estado, através do Polo Moveleiro do Acre, lançou em parceria com a empresa Casa & Construção, a linha de móveis da coleção 2010 do PMA. O evento foi realizado no stand do Governo do Acre na 4ª Feira Brasil Certificado, em São Paulo. O catálogo Coleção Acre Certificado traz como novidade o parquet, bloquetes de madeira produzida por uma empresa incubada no Polo Moveleiro, além de peças com design inovador e que estão cada vez mais caindo no gosto do consumidor. A C&C reuniu arquitetos e decoradores no stand do Acre para apresentar a nova linha. "Graças a essa parceria a gente consegue hoje distribuir uma série de móveis certificados", disse o secretário de Florestas, Carlos Resende.
O secretário-executivo do Instituto de Manejo e Certificação Florestal (Imaflora), Luiz Fernando Guedes, referiu-se ao Acre como um Estado de vanguarda no manejo florestal. "O Acre é exemplo para o Brasil. O lançamento desta nova linha é a síntese de um projeto de longo prazo", completou Guedes. O Imaflora é um dos organizadores da FBC.
A C&C Casa e Construção é o maior grupo de varejo de materiais para construção, reforma e decoração do cone Sul. No total, a rede conta com 35 home-centers padronizados em termos de visual, atendimento, serviços aos clientes e administração, espalhadas pelo Estado de São Paulo (Grande São Paulo, Sorocaba, São José dos Campos, Campinas, Ribeirão Preto São José do Rio Preto e Jundiaí) e Rio de Janeiro, mais uma central de Televendas, um departamento de vendas exclusivo para pessoa jurídica e construtoras além da loja virtual (www.cec.com.br). No total, a C&C dispõe de um mix superior a 40 mil produtos, incluindo produtos de marca própria, a linha C&C Casanova. Para sustentar essa dimensão e a qualidade dos serviços prestados pela C&C, o quadro funcional da empresa é composto por mais de 2,5 mil colaboradores e 1,5 mil promotores e prestadores de serviços.
O Polo Moveleiro é resultado da iniciativa do Governo do Estado em parceria com o Banco da Amazônia, Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Sebrae, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, que oferece infraestrutura adequada para os empreendimentos ligados à movelaria. A certificação, conforme avalia Elisângela Rocha, coordenadora do Pçlo Moveleiro, é um aspecto fundamental para o projeto. "A certificação abriu novas e importantes portas para o móvel produzido no Acre", disse Elisângela.
O setor moveleiro acreano caracteriza-se pela grande quantidade de micro e pequenas empresas (mais de 70% delas possuem até 10 funcionários) com cerca de 400 movelarias que geram, aproximadamente, 1,5 mil empregos diretos. Nos últimos anos, a indústria moveleira acreana vem desenvolvendo a sua capacidade de produção, aprimorando significativamente a qualidade dos seus produtos, utilizando-se principalmente de tecnologias mais avançadas. Apresenta como principais fatores de competitividade a madeira tropical, a certificação da produção, a inovação baseada no aprimoramento do design e da utilização de outros materiais alternativos de manejos florestais. "É uma ação positiva, os clientes tem gostado", avaliou a diretora de compras da rede C&C, Alessandra Valle.
{xtypo_quote}Fico muito orgulhoso quando os resultados chegam ao mercado, que rapidamente reconhece os avanços.
Roberto Smeraldi, coordenador da ONG Amigos da Terra, sobre o trabalho desenvolvido em manejo madeireiro no Acre{/xtypo_quote}
Parquet: incubadora liderada por acreanas com novo produto madeireiro
O parquet é uma placa de madeira maciça usado para pisos, até então fabricado apenas em algumas empresas do País. Há 1 ano e 6 meses, a Tropical Parquet, uma empresa júnior incubada no Polo Moveleiro do Acre, está produzindo esse material em Rio Branco. A Tropical Parquet tem como sócias jovens formadas em gestão de negócios pelo Instituto Dom Moacyr e que aceitaram o desafio de tornar uma empresa viável no competitivo mercado da madeira. "Estamos buscando entrar no mercado, tornar o produto conhecido", disse Thaís Manuela de Freitas, uma das sócias do empreendimento.
O parquet produzido pela TP está no piso do stand do Acre na 4ª Feira Brasil Certificado, onde as empreendedoras expõem seu produto. Está também no piso do clube Sborba, em Rio Branco e na sede da secção acreana da Ordem dos Advogados do Brasil. O diferencial do parquet acreano é a durabilidade. "Nosso produto é mais resistente", garante Thaís.
Fábio Vaz no Canal Rural
"Cada vez mais os empreendedores tomam a frente da feira", observou o secretário de Governo, Fábio Vaz, que representou o governador Binho Marques. Como resultado da presença positiva do Acre no evento, Fábio Vaz foi entrevistado pelo jornalista João Batista Olivi, do programa Mercado & Cia, no Canal Rural. O programa vai ao ar às 13 horas e às 18h30, de segunda a sexta-feira.
Em entrevista ao vivo, o secretário explicou que o Acre consegue conciliar meio ambiente com desenvolvimento econômico através de uma política de longo prazo, planejada com norte no Zoneamento Ecológico-Econômico. "Agropecuária pode estar de mãos dadas com a floresta. Não é algo antagônico", disse Fábio Vaz.
Galeria de Imagens