Mostra chega a sua quarta edição com importantes resultados para a certificação de produtos, tema em que o Estado do Acre avança cada vez mais
O Acre participa mais uma vez da Feira Brasil Certificado, que começa às 13 horas desta quarta-feira, 6, no Centro de Convenções São Luiz, em São Paulo, com um stand de 144 metros quadrados. É um dos maiores espaços da mostra e que apresentará aos visitantes produtos madeireiros e não madeireiros. "Teremos exposição das indústrias Ouro Verde, Triunfo, Fábrica de Pisos de Xapuri, mostra da coleção de móveis de Casa & Companhia, artesanato e exposição de 98 comunitários de todo o Acre", informou o secretário de Florestas, Carlos Resende. A Floresta Estadual do Antimary, a única floresta pública certificado do Brasil, também será apresentada.
Participam desta edição da Brasil Certificado 35 empresas. Está prevista a realização de fóruns de discussão sobre o mercado da certificação no Brasil e no mundo. A ideia é mostrar como é possível transformar matéria-prima oriunda de florestas certificadas em produtos de consumo consciente.
Atualmente o selo pode ser encontrado em uma variedade cada vez maior de produtos: desde madeira para construção civil, móveis e objetos de decoração, até instrumentos musicais, revistas, papéis para impressão e embalagens para produtos diversos, como cosméticos e alimentos. A feira está na agenda da certificação mundial e é promovida pelo FSC, um dos mais importantes selos do mundo. Através dos contatos realizados em feiras anteriores, empresas como a Precious Wood e Mil Madeiras passaram a se interessar em se estabelecer no Acre. A cadeia de produção se fortalece e as áreas de manejo crescem: de acordo com a SEF, projeta-se aumento de 300% em áreas certificadas em florestas públicas para este ano.