A primeira fase do Curso de Capacitação de Operadores do Sinase para agentes e técnicos do sistema socioeducativo, com carga de 168 horas, será iniciada no dia 24 deste mês, na Escola do Servidor. Inicialmente, serão quatro turmas em Rio Branco, totalizando 100 participantes.
O governo do Estado, por meio do Instituto Socioeducativo (ISE), em parceria com a Universidade Federal do Acre e a Escola do Servidor Público do Acre (Fespac), quer disponibilizar para as equipes o conhecimento teórico e específico sobre o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). No segundo momento, a Liberdade Assistida também será incluída na capacitação.
A ação é oriunda de um convênio com a Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República e com o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
As aulas serão realizadas em dois turnos: de manhã, das 8 às 12h15, e à tarde, das 14 às 18h15.
Entre os principais estudos a serem debatidos em sala de aula estão: práticas e metodologia de atendimento em meio fechado, Plano Individual de Atendimento (PIA) e a segurança no sistema socioeducativo.
De acordo com o presidente do ISE, Henrique Corinto, depois o curso será implantado em Sena Madureira, Feijó e Cruzeiro do Sul, locais onde existem Centros Socioeducativos no Acre.