Além dos 194 profissionais, mais 117 receberão orientações para atuar na maternidade
Os profissionais aprovados em concurso público para atuar na Superintendência do Serviço Social de Saúde do Acre (Pró-Saúde) participam durante esta semana de um curso de capacitação. A primeira turma formada por 194 profissionais nas áreas de técnicos de laboratório, raio X, farmácia e de enfermagem, e também dos setores administrativos e os fisioterapeutas irão trabalhar na Maternidade Bárbara Heliodora.
De acordo com a gerente administrativa da Maternidade, Mirza Felix, os novos profissionais precisam estar familiarizados com a dinâmica de funcionamento da unidade de saúde. “Entendo melhor o fluxo, e estando preparados, o serviço prestado terá mais qualificado”, disse.
Entre os assuntos abordados estão a nova filosofia de trabalho da maternidade, a importância do acolhimento e do aleitamento materno, a política nacional de humanização, além dos procedimentos de rotina.
João Souza é técnico em enfermagem e participou da qualificação. Segundo ele as orientações servirão de base para atuação dos novos profissionais, e para o funcionamento satisfatório da nova maternidade. “Durante os encontros os responsáveis pela capacitação têm nos mostrado a importância da humanização do atendimento. E também depende do envolvimento de cada profissional para que os serviços prestados pelo sistema de saúde seja melhor”, completou.