Governo do Estado e Ufac fortalecem parceria ambiental

Agrofloresta, ecoturismo, gestão pública com base em tecnologias participativas: novas perspectivas para o Acre

sema_ufac_02.jpg

Secretário de Meio Ambiente, Eufran Amaral, em reunião com a reitora da Ufac, Olinda Batista, para fortalecimento de parcerias (Foto: Sismat Assessoria)

Uma série de ações na área ambiental avança no Acre graças a uma parceria entre o Governo do Estado e a Universidade Federal do Acre (Ufac). Representando a consolidação de uma nova etapa da parceria, reuniram-se nesta quarta-feira, 17, o secretário de Meio Ambiente do Estado, Eufran Amaral, e a reitora Olinda Batista, que trataram de projetos que incluem ainda instituições como a Embrapa, WWF e UICN.

A Ufac é a estrutura que fomenta a competência científica no Estado. Tendo em vista esse propósito, o destaque das atividades desenvolvidas é para a assinatura do termo de cooperação com a Universidade Federal de Viçosa. "Receberemos o reitor de Viçosa para assinatura do termo nos próximos dias. O que está estabelecido no protocolo de intenções já é um orgulho para nós, pois essa parceria fortalece as duas instituições" reforça a reitora.

São oportunidades de mestrado, pesquisa, que são alternativas para os acadêmicos e graduados, além de novos recursos. O secretário Eufran Amaral ressalta que será feita também uma visita a Xapuri, para que sejam visualizadas as perspectivas e desafios da produção sustentável no Acre por meio do Centro de Tecnologia e Floresta que se instalará no município.

Outros encaminhamentos seguem com o fortalecimento de ações aliadas ao Parque Zoobotânico da Ufac, na qual a pretensão é desenvolver atividades dentro de áreas de proteção ambiental e zonas de atendimento prioritário, o que desenvolve a produção e o conhecimento. Além do estabelecimento da sede signatária do Catie no Acre, que é basicamente o estabelecimento da sede do Centro de Pesquisa Internacional no Brasil (ele é sediado na Costa Rica), no Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter