Associação de Homossexuais e Governo do Estado inauguram Centro de Referência LGBT do Acre

Objetivo é fortalecer movimento com serviços de atendimento e programações culturais

programacao_centro_02sdf.jpgUm espaço para informações sobre direitos, apoio jurídico, acesso à literatura e conteúdo cultural. Assim é o Centro de Referência LGBT do Acre, um espaço que será inaugurado na próxima quinta-feira, 18, às 11 horas. A sala foi construída a partir de um projeto executado pela Associação de Homossexuais do Acre (AHAC), com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), e que conta com a parceria de outras associações, como o Grupo Diversidade pela Cidadania LGBT do Acre (GDAC), Entidade Lésbica do Acre (ELA), Coletivo Lamparina e Amar.

Confira aqui a programação completa da semana

A inauguração da sala, localizada no Edifício Danielle (Avenida Getúlio Vargas, 130, sala 201) atende a uma reivindicação feita pelo movimento durante Conferência realizada no ano passado. "O Governo do Estado está colocando em prática esse projeto que é tão importante para nós. É um momento histórico, de parceria e colaboração, e o principal objetivo desse núcleo é garantir o respeito aos direitos humanos de mulheres, homens, lésbicas e gays, travestis e transexuais em situação de vulnerabilidade e risco social", afirma Rose Farias, uma das diretoras da AHAC.

O Centro de Referência LGBT será  um espaço de articulação e construção de políticas públicas para o LBGTs. Quem procurar o local passará por uma triagem para receber o encaminhamento correto. "Uma pessoa foi capacitada para fazer esse atendimento. Dependendo da demanda, faremos o encaminhamento ao Ministério Público, às coordenações de saúde, enfim, garantir o apoio necessário", explica Rose.

No local, também será montada uma locadora de vídeos que abordem temas relacionados ao movimento LGBT. "São filmes premiados internacionalmente, com produção de diversos países, que dificilmente se encontra nas locadoras convencionais", afirma a diretora. Os interessados deverão fazer um cadastro e poderão alugar o filme ao preço de R$1,99.

Além dos vídeos, o centro disponibilizará  de um acervo de livros e revistas para pesquisas sobre a questão dos direitos humanos e do movimento LGBT no Brasil e no mundo. "Será realmente uma referência para o assunto", resume Rose. 

Além do Centro, AHAC promove semana com programação especial

Com o novo Centro de Referência, a AHAC também irá promover atividades culturais e já começa nesta semana da inauguração da sala. Na programação, está  a exibição do filme "Do que é feito uma família", às 19 horas, na Filmoteca da Biblioteca Pública. Na terça, 16, no mesmo horário, será a vez do filme "Hu Die – Borboleta – Butterfly". A película da quarta-feira, 17, é "Livrando a Cara", também às 19 horas, na Filmoteca da Biblioteca Pública.

Na quinta-feira, a inauguração do Centro acontece às 11 horas, e às 19, haverá uma palestra com Irina Bacci (que também participa da inauguração pela manhã). Ela, que é coordenadora do Centro de Referência da Diversidade – Grupo pela Vida/SP e Presidente do Conselho Municipal para Assuntos da Diversidade Sexual de São Paulo, vai ministrar uma palestra com foco nas mulheres lésbicas e bissexuais, problemática que envolve a saúde, cidadania e os direitos das mulheres. O encontro acontece na Filmoteca da Biblioteca Pública.

A programação encerra na sexta-feira, 19, a partir das 23 horas, com a Festa dos Coloridos, quando serão comemorados os 9 anos do Bar da Help – boate voltado para o público LGBT, mas que recebe todo público interessado em uma boa festa e que goste de celebrar as diferenças.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter