Adolescentes poderão tomar vacina contra HPV a partir da próxima semana

Será lançada na próxima segunda-feira, 10, uma campanha para introdução da vacina contra o vírus HPV ou Papiloma vírus humano (Human papillomavirus), no calendário básico de vacinação. O objetivo é imunizar adolescentes na faixa etária de 11 a 13 anos.

A vacina previne o câncer do colo do útero e a incidência de mortalidade na adolescência (Foto: Acervo Secom)
A vacina previne o câncer do colo do útero e a incidência de mortalidade na adolescência (Foto: Acervo Secom)

De acordo com o gerente da Divisão de Imunização e Rede de Frio, Ivan Galvão, no Acre, a vacina será ofertada gratuitamente para esses adolescentes nas unidades básicas de saúde, escolas públicas e privadas. A vacina previne o câncer do colo do útero, reduzindo assim, a incidência de mortalidade na adolescência.

O vírus HPV é altamente contagioso, sendo possível contaminar-se com uma única exposição. Sua transmissão se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada, por meio do ato sexual e também durante o parto.

“A vacina será distribuída em três doses. No dia 10, as equipes de imunização estarão nas escolas e em unidades básicas de saúde distribuindo a primeira dose da vacina; no dia 13 de setembro, seis meses depois, será aplicada a segunda dose; e a última será aplicada após 60 meses, ou seja, em março de 2019”, explica Galvão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter