Acre sedia curso de formulação de políticas florestais

Representantes de 8 Estados participam da capacitação

 

curso_politica_florestal__foto_angela_peres_02.jpg
curso_politica_florestal__foto_angela_peres_06.jpg

Curso é destinado a técnicos, gestores e coordenadores de programas ambientais dos estados da região amazônica (Fotos: Angela Peres/Secom)

Trinta técnicos, gestores e coordenadores de áreas de oito Estados da região Norte e ainda Maranhão e Tocantins participam entre 8 e 12 de março do Curso de Formulação de Políticas Florestais e Elaboração de Programas Estaduais de Florestas. A abertura da capacitação aconteceu na manhã desta segunda-feira, no auditório da Biblioteca da Floresta com a presença do secretário de Meio Ambiente, Eufran Amaral, procurador de Meio Ambiente do Estado, Rodrigo das Neves e do diretor do Departamento de Florestas da Secretaria de Biodiversidade de Floresta (DFLOR) do Ministério do Meio Ambiente, João de Deus Medeiros.

Em 2008 o governo federal iniciou com os Estados das regiões Norte e Nordeste, a articulação de estratégias para a preparação dos Programas Estaduais Florestais. O curso promove um nivelamento de informações e permite a troca de experiências desenvolvidas em cada um dos Estados para fortalecer a criação de suas propostas. O secretário Eufran Amaral diz que a realização do curso no Acre é reflexo das ações desenvolvidas há mais de 10 anos e permitirá maior integração entre os governos estaduais e federal. "Nesse Estado se fez a opção pela floresta, então temos que pensar na floresta como base de produção. Este é um processo de construção de políticas públicas de forma participativa e que vem sendo desenvolvida desde o ZEE". O Acre tem 88% de floresta primária e metade da área total do Estado é composta de áreas protegidas, incluindo Terras Indígenas.

Roberto Medeiros, gerente de Unidades de Uso Sustentável do Estado do Amapá, diz que o curso é importante para consolidar as políticas públicas de florestas em toda a região. No Amapá, as áreas protegidas são geridas com gestão participativa. "Estamos passando por um processo de estabilidade e construção do plano de manejo", explica Medeiros.

O diretor do DFLOR, João de Deus, proferiu palestra sobre o Decreto Federal nº 7.029 que oficializa a criação do Programa Mais Ambiente. O decreto instituiu em dezembro de 2009 o  Programa Federal de Apoio à Regularização Ambiental de Imóveis Rurais,  cuja meta é promover e apoiar a regularização ambiental de imóveis. O Curso de Formulação de Políticas Florestais será realizado até sexta-feira no auditório do Pinheiro Hotel.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter