Fim das férias para 160 mil estudantes da rede estadual

Ano letivo traz novidade: pais terão dia dedicado à eles, para participarem do desenvolvimento escolar dos filhos

andressa_lima_aluna_da__ejorb_estava_ansiosa_para_reornar_s_aulas.jpg
retorno_s_aulas.jpg

Ano letivo traz novidade: pais terão dia dedicado à eles, para participarem do desenvolvimento escolar dos filhos

Rever os amigos, colocar o papo em dia, saber das novidades e conhecer os novos professores. Para 160 mil estudantes das 683 das escolas da rede estadual de ensino foi assim o primeiro dia de aula do ano letivo, que teve início nesta segunda-feira, 08. Nesta primeira semana de aulas, as instituições de ensino desenvolvem atividades didáticas e reuniões com os pais, professores e funcionários, além de apresentarem as dependências físicas, normas e procedimentos escolares aos estudantes.

Em uma das maiores escolas do Estado, Serafim da Silva Salgado, no bairro Aeroporto Velho, os estudantes foram recepcionados com uma grande aula inaugural e paineis explicativos do funcionamento da instituição, que possui mais de dois mil alunos. "Nos preocupamos em oferecer um ambiente limpo, bem pintado para que os alunos se sintam bem acolhidos e também para conhecer suas expectativas com relação ao ano de 2010 e o que eles esperam da escola", declara a diretora Lúcia Melo.

Para a aluna do 2º ano do Ensino Médio da Escola José Ribamar Batista (EJORB), Andressa Lima, de 17 anos, a expectativa pelo início das aulas era grande. A jovem revela que o primeiro contato com os professores é fundamental para o relacionamento fluir melhor, e também para se ambientar com os novos amigos de turma. "Espero que este ano seja tão bom quanto o anterior. Eu estava com saudades de estudar. Acordei muito cedo e ansiosa por este momento".

O calendário escolar 2010 traz uma novidade este ano. Os pais agora vão ter um dia dedicado a eles. O objetivo é fazer com que a família esteja presente também no processo de aprendizagem do aluno e que acompanhem o desenvolvimento escolar de seus filhos, além de se integrarem com as atividades ao longo do ano. "Como estamos fazendo avaliações periódicas é importante que o pai acompanhe a vida escolar de seu filho e como está sendo aplicado todo o trabalho dos educadores e consequentemente ficarem inteirados e poder opinar", analisa a secretária de Educação, Maria Corrêa.

Na EJORB, que já matinha em sua agenda um espaço dedicado aos pais, a reunião está marcada para ocorrer na próxima quarta-feira, 10. "Achei muito importante oficializar o Dia dos Pais na Escola porque todos têm que estarem presentes na formação do aluno. Colocando no calendário a iniciativa vai fortalecer muita mais a relação escola/família", observa a coordenadora de ensino, Irlanda Souza.

Maria Corrêa ressaltou ainda que a SEE está dando o suporte necessário para que de fato o aluno aprenda no tempo em que ele fica na escola, e que as instituições precisam dá visibilidade dos seus projetos de educação. "As nossas avaliações e a do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais permitem a conclusão de que as escolas públicas do Acre estão fazendo seu trabalho", concluiu.

Antes de iniciar o ano letivo, todas as escolas realizaram o planejamento pedagógico, que aconteceu de 1 a 5 de fevereiro. O encontro com gestores, professores e coordenadores pedagógicos e de ensino, serve para avaliar o ano anterior e planejar as ações a serem adotadas ao longo do ano, que termina no dia 17 de dezembro.

Segue release para divulgação.

Calendário Escolar 2010

calendario2010.jpg

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter