De todas as tribos

Rádio Aldeia FM estreia nova grade de programação e aposta na interatividade para atingir novos públicos

ao_vivo_naldeia.jpg

Programa Ao vivo na Aldeia, que promove a música acerana, voltará com novo estúdio (Foto: Arquivo/Secom)

Perto de completar sete anos no ar, a rádio Aldeia FM parte em busca da fórmula da juventude e desenha para 2010 uma programação que tem um desafio ousado: privilegiar todas as tribos sem perder a identidade. Quem sintonizar a 96,9 vai encontrar não só a música de qualidade que se tornou a marca da rádio, como novidades na grade de programas, nas vozes e nos ritmos. Para definir os critérios deste novo momento foi preciso partir não do começo, mas de onde a emissora quer recomeçar agora conectada a outras mídias que promovem cada vez mais a interação com o público na tentativa de apontar, em parceria, as trilhas a serem seguidas.

A ideia de ouvir o ouvinte não é inédita, mas se tornou eficaz neste momento de renovar o modelo de difusão adotado inicialmente pela emissora do Sistema Público de Comunicação do Estado. A resposta do público veio de forma imediata por meio de pesquisa encaminhada aos emails de centenas de ouvintes e por chamada na rádio estimulando as pessoas a ligarem contando porque ouvem a Aldeia.

{xtypo_quote_right}A Aldeia FM é um instrumento importantíssimo pros músicos, pra música acreana.{/xtypo_quote_right}Com esses elementos em mãos, a equipe pode medir a temperatura sobre o serviço que estava sendo oferecido. "Com a pesquisa confirmamos o que já sabíamos: que o público gostava de ouvir a Aldeia porque toca muito mais músicas com menos intervalos de propagandas, tem notícias e divulga ações de lazer e cultura, mas descobrimos, por exemplo, que o nosso ouvinte não era exatamente aquele que imaginávamos", revela o diretor geral da Rádio Aldeia, Alexandre Nunes, que se sentiu estimulado com a possibilidade de alcançar esse público tão diverso.

Aos poucos foram surgindo depoimentos emocionados de pessoas de diferentes níveis sociais, culturais e econômicos. "Elas ligam e dizem que querem falar da rádio. Só orientamos pra dizer o nome, o bairro e pronto. O depoimento é espontâneo", conta Nunes que se utilizou dessas informações para traçar a proposta do que chama de "abertura da programação". O resultado é que a mistura terá elementos muito mais heterogêneos daqui pra frente, como o programa Aldeia Mix protagonizado por Marco Brozzo, que estreou no último fim de semana, colocando a música eletrônica nas ondas da Aldeia.

{xtypo_quote_left}A gente tinha uma rádio bacana, classuda, mas fechada. Não tocava brega, forró, sertanejo, ritmos populares que as pessoas querem ouvir{/xtypo_quote_left}A paixão dos brasileiros pelo futebol é outro argumento utilizado na nova fase da programação e juntou muito mais que dois torcedores fanáticos. A experiência de Leônidas Badaró e Aarão Prado sai em campo no Aldeia Futebol Clube ocupando as tardes de sábado. Para este primeiro trimestre estão previstas outras estreias como o programa Estação Aquiry, com Jorge Henrique de Queiroz, e uma nova versão para o Ao vivo na Aldeia que terá um estúdio maior. "As primeiras edições do Ao vivo na Aldeia eram acústicas porque não tínhamos espaço, agora vai ser com banda mesmo", garante Alexandre Nunes que anuncia ainda novas vinhetas e apoio mais abrangente aos festivais de música como o Varadouro e Chico Pop.

 

rdio_aldeia_foto_sergio_vale_1.jpg

 

"A gente tinha uma rádio bacana, classuda, mas fechada. Não tocava brega, forró, sertanejo, ritmos populares que as pessoas querem ouvir. Essa é uma busca tanto por qualificar quanto por buscar mais audiência. Algumas pessoas reclamam dizendo que essa não é a rádio Aldeia, mas como é que a gente vai mostrar pra essa pessoa que gosta do forrozinho que existem outras coisas um Joe Coltrane, um Nando reis", avalia o radialista Márcio Bleiner que está à frente de dois programas da emissora.  

Para ele, programas como o de Marco Brozzo levam novas tribos a sintonizarem a rádio que tem como uma das funções mais importantes, dar a chancela aos artistas acreanos que não têm visibilidade nas rádios comerciais. "A Aldeia FM é um instrumento importantíssimo pros músicos, pra música acreana. Só na Aldeia se ouve com frequência o Alberan Moraes, Los Porongas, Kellen Mendes, Pia Villa. A vinda do Marco Brozzo é bacana pra que sejam incluídas novas tribos, a música eletrônica tava sumida da nossa programação".

De olho na rede

O radialista e músico Aarão Prado se entrega cada vez mais ao público, que se aproxima por meio das mídias digitais. A rádio Aldeia FM tem perfil e comunidade no Orkut, está no MSN e no Twitter. Atualmente, em torno de 50% das músicas veiculadas no programa Tardes da Aldeia, por exemplo, vêm de sugestões de ouvintes, seja por telefone ou pela internet. Ele brinca dizendo que "faz uma programação tão bonitinha e o pessoal estraga tudo".  Mas a brincadeira para por aí. Aarão leva cada vez mais a sério a interatividade que vem da rede de computadores e acredita que o rádio é um meio de comunicação que não vai ser engolido pelas mídias digitais "Ao contrário, elas se integram, mas é preciso interagir. É uma abertura legal pra se trabalhar o que é público, mas sem perder as referências. Como temos a concessão para rádio educativa temos que rever sempre nos conceitos e nossos próprios preconceitos", avalia.

participe_aldeia_fm.jpg

A rádio Aldeia FM está em Tarauacá, Xapuri, Brasileia, Sena Madureira, Rio Branco, e Cruzeiro do Sul, mas o sinal chega ainda em Bujari, Senador Guiomard e Epitaciolândia. Áreas rurais próximas a Rio Branco também conseguem sintonizar a rádio Aldeia. "Já existe um projeto para aumentar a potência do transmissor para levar o sinal da rádio a lugares bem mais distantes", garante Alexandre Nunes. 

 

entrevista_aarao_prado_radio_aldeia_foto_val_fernandes_0401.jpg

Sugestões dos ouvintes chegam pelo Twitter, MSN, por telefone ampliando a interatividade entre público e rádio (Foto: Val Fernandes/FEM)

 

{xtypo_rounded2}

Por que você ouve a rádio Aldeia FM?

{mp3}virgilio_ramundo_melo{/mp3}

{xtypo_quote}Professor Julio Esteves, Raimundo Melo. Eu escuto a aldeia FM porque toca a essência da Música Popular Brasileira {/xtypo_quote}


{mp3}flavia_ramal_vila_acre{/mp3}

{xtypo_quote}Meu nome é Flávia, ouço a Rádio Aldeia FM por ter cultura, entretenimento e por influenciar os jovens a ouvir boas músicas. Além do momento da poesia, que eu gosto muito. É a rádio que faz a diferença {/xtypo_quote}


{mp3}rizolene_tucuma{/mp3}

{xtypo_quote}Rizolene Paiva, Conjunto Tucumã, eu escuto a aldeia FM porque além das informações, além de trazer notícias da minha aldeia, que eu amo, a minha terra natal, eu escuto em casa, no carro, em qualquer lugar porque tem as melhores músicas, MPB, da melhor qualidade. {/xtypo_quote}


{mp3}luana_choab_bosque{/mp3}

{xtypo_quote}Meu nome é Luana, eu falo da Cohab do bosque. Eu ouço a rádio porque é a única rádio que eu tenho a oportunidade de ouvir um dueto do Chico Buarque e do Gonzaguinha logo de manhã e isso já é o suficiente pra passar o resto do meu dia contente e já começar o dia bem. {/xtypo_quote}


{mp3}ricardo_1122{/mp3}

{xtypo_quote}Meu nome é Ricardo, moro no bairro Alto Alegre, ouço a Rádio Aldeia FM porque ela me proporciona uma viagem de culturas e ritmos, sem eu sair do lugar. É o máximo. Eu escuto a rádio aldeia por isso {/xtypo_quote}

{/xtypo_rounded2} 

 

{xtypo_rounded2}

Programação

 

Horários

Dias

Programas

01:00h às 05:00h

Segunda a Domingo

Madrugada Musical

05:00h às 06:00h

Segunda a Domingo

Regional/Sertanejo

06:30h às 07:00h

Segunda a Sexta

Jornal

05:00h às 06:30h

Sábado e Domingo

Regional/Sertanejo

07:00h às 07:15h

Sábado

Prosa Rural

07:00h às 08:00h

Domingo

Natureza Viva

07:30h às 10:00h

Segunda a Sexta

Passaporte Brasil

06:30h às 10:00h

Sábado e Domingo

Passaporte Brasil

10:00h às 12:00h

Segunda a Domingo

Mistura Fina

12:00h às 12:30h

Segunda a Sexta

Noticias da Aldeia

12:30h às 14:00h

Segunda a Sexta

Cardápio MPB

12:00h às 14:00h

Sábado e Domingo

Sábado MPB

14:00h às 17:00h

Segunda a Sexta

Tardes da Aldeia

14:00h às 16:30h

Sábado

Aldeia esporte clube

16:30h às 17:00h

Sábado

Varadouro

17:00h às 19:00h

Sábado

Estação Aquiry

20:00h às 21:00h

Sábado

Aldeia MIX

14:00h às 17:00h

Domingo

Domingo Musical

17:00h às 18:30h

Domingo

Aldeia Global

17:00h às 18:00h

Segunda a Sexta

Voz do Brasil

17:00h às 21:00h

Segunda a Sexta

Usina de Som

21:00h às 22:00h

Segunda a Domingo

Aldeia Sonora

22:00h às 01:00h

Domingo

Musical

22:00h às 01:00h

Segunda

Musical

22:00h às 01:00h

Terça

Musical

22:00h às 01:00h

Quarta

Fora do Eixo

22:00h às 01:00h

Quinta

Musical

22:00h às 01:00h

Sexta

Musical

22:00h às 01:00h

Sábado

Musical


{/xtypo_rounded2}
 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter