Curso é oferecido aos profissionais da rede hospitalar para reduzir riscos de infecção

Pocessamento de Roupas em Serviços de Saúde foi dirigido a trabalhadores da lavanderia e técnicos de enfermagem

 

O Programa de Treinamento sobre Lavanderia Hospitalar promovido pela Gerência de Risco Hospitalar da Fundação Hospital do Acre (FUNDHACRE), em parceria com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), com o objetivo de melhorar os serviços de lavanderia hospitalar, para que venham a atender as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), terminou nesta sexta-feira, 22.

O público alvo do curso que ocorreu no auditório da Fundhacre dirigia-se a toda a equipe operacional da lavanderia, bem como a equipe de enfermagem. A gerente da lavanderia e da costura da Fundhacre, Nazira de Oliveira Silva, que há 13 anos trabalha no setor, diz que "esse treinamento serve para melhorar ainda mais os trabalhos".

Durante os dois dias foram abordados assuntos como: histórico da lavagem de roupas; organização do serviço; processamento da roupa hospitalar; a roupa e o controle de infecção hospitalar e a questão da biossegurança.

A enfermeira da CCIH, Luciana Avelino, destaca que "esse treinamento é de suma importância para os novos modelos de lavanderia que estão acontecendo para reduzir o índice de infecção hospitalar, já que a proposta da Fundhacre é se adequar dentro das normas estabelecidas".

Dentre as palestrantes do encontro estavam a doutora especialista em lavanderia hospitalar, Terezinha Covas, e a doutora especialista em controle de infecção, Rosa Aires Mesiano, da ANVISA de Brasília. Segundo Rosa Aires um dos pontos autos desse treinamento "é a valorização desse profissional". O curso teve uma duração média de 15h/aula e contou com a participação de 120 profissionais.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter