Hemoacre e Cieps promovem campanha de doação de sangue

Expectativa é de receber aproximadamente 100 doações durante todo o dia

1205427876_1_doacao_de_sangue_02.jpg

Hemoacre estabelece primeira parceria com Cieps. Doações reforçam estoque (Foto: Arquivo/Secom)

Campanhas incentivando a doação de sangue são freqüentes. Desta vez a busca por doadores ganhou a parceria do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps). A campanha acontece nesta terça-feira, 12, das 7h30min às 17 h, na sede do Cieps.

De acordo com a gerente do setor de captação do Hemoacre, Josiane Amorim, esta é a primeira campanha realizada com o Cieps e a expectativa é de receber aproximadamente 100 doações durante todo o dia. "Essa parceria será muito importante, tendo em vista que as festas carnavalescas estão bem próximas e por conta disso a procura por hemocomponentes aumenta bastante. Esperamos nessa campanha coletar no mínino 100 bolsas, um número considerado muito bom", declara Josiane.

Segundo Josiane, a iniciativa da campanha foi do coordenador do curso, Major Gaia, que sensibilizado com a grande procura por doadores de sangue na unidade, solicitou essa parceria. "O centro conta no momento com 600 soldados da polícia militar, nesta segunda- feira (11) todos receberam as informações necessárias para que se tornem candidatos a doação de sangue", informa. 

O que é preciso para doar

Doar sangue é simples, rápido, seguro e não dói. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador. Além disso, o organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação.

O doador não precisa estar em jejum para doar sangue, porém, deve-se evitar ingerir, pelo menos 4 horas antes da doação, de alimentos fritos ou gordurosos como leite, manteiga, salgadinhos, empanados, etc.

Para ser doador é preciso preencher alguns requisitos como estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos, não ter comportamento sexual de risco e não ser portador de doenças transmissíveis pelo sangue.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter