Marianne Schmink, Adriana Gonçalves e Cooperfloresta são os vencedores da edição 2009
O Prêmio Chico Mendes de Florestania já tem seus ganhadores que receberão a premiação no próximo dia 22 de dezembro, em Xapuri. O anúncio foi feito pelo presidente da Fundação Elias Mansour, Daniel Zen, na tarde desta sexta-feira.
A premiação é conferida pelo Governo do Estado anualmente e a edição 2009 sofreu uma série de modificações. A principal, segundo Daniel Zen, foi o processo de seleção dos participantes. "Antes havia um período para inscrição e agora a comissão julgadora solicita indicações de entidades envolvidas com o meio ambiente".
Os vencedores deste ano são Marianne Schmink, Doutora em Antropologia e professora de Estudos Latino-americanos Antropologia na Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, onde dirige o Programa Conservação e Desenvolvimento Tropical. Ela ganhou na categoria Iniciativa Estadual.
Na categoria Iniciativa Nacional-Internacional, a vencedora foi a especialista sênior em Desenvolvimento Sustentável do Banco Mundial e gerente do Proacre, Adriana Gonçalves.
Na categoria iniciativa comunitária que vence o prêmio é a Cooperfloresta, que luta para garantir a permanência das populações tradicionais na floresta, através do fortalecimento da economia florestal.
Este ano a comissão avaliadora do Prêmio Chico Mendes de Florestania foi coordenada pelo presidente da FEM, Daniel Zen, que compôs a comissão ao lado de Karla Martins, Carlos Edegard de Deus, Suely Melo, Marcos Vinicíus Neves (Fundação Garibaldi Brasil), Ângela Mendes (Comitê Chico Mendes), Elenira Mendes (Instituto Chico Mendes) e Raimundo Bezerra (Centro de Defesa dos Direitos Humanos).
Os premiados receberão troféu e certificado, com exceção da Cooperfloresta, que recebe também uma bonificação no valor de R$ 10 mil.
QUEM FORAM OS VENCEDORES DO PRÊMIO CHICO MENDES 2009 |
CATEGORIA INICIATIVA ESTADUAL Marianne Schmink: É Doutora em Antropologia e professora de Estudos Latino-americanos Antropologia na Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, onde dirige o Programa Conservação e Desenvolvimento Tropical. |
INICIATIVA COMUNITÁRIA Cooperfloresta: Cooperativa luta para garantir a permanência das populações tradicionais na floresta, através do fortalecimento da economia florestal. |
CATEGORIA INICIATIVA NACIONAL-INTERNACIONAL Adriana Gonçalves: Foi a especialista sênior em Desenvolvimento Sustentável do Banco Mundial e é gerente do Proacre. |