Cine Mais Cultura Acre

MinC e Governo do Estado lançam edital que beneficiará  projetos que contribuam com o acesso a obras audiovisuais

banner_cine_mais_cultura.jpg

Com o objetivo de contribuir para a formação de público e do pensamento crítico, através de atividades de exibição e difusão audiovisual será lançado em coletiva para a imprensa, nesta quinta- feira, 10, às 9 horas, na Filmoteca Acreana, o Edital Cine Mais Cultura Acre. O lançamento contará com a presença do presidente da Fundação Elias Mansour, Daniel Zen, e do coordenador geral de articulação e integração das ações do Programa Mais Cultura, Geraldo Horta. A ação se consolida como uma das mais importantes do Ministério da Cultura, e no Acre, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour, surge para apoiar atividades de exibição de audiovisual sem fins lucrativos e para incentivar o surgimento e consolidação dessas atividades.

O Cine Mais Cultura, ação do Ministério da Cultura, através do Programa Mais Cultura trabalha com editais e parcerias diretas, disponibilizando equipamento audiovisual de projeção digital, obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil e oficina de capacitação cineclubista. A iniciativa procura atender prioritariamente periferias de grandes centros urbanos e municípios, de acordo com os indicadores utilizados pelo Programa Territórios da Cidadania.

Para execução do programa é realizada a parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca – SAC, que disponibilizará aos contemplados kits de equipamentos digitais. Os kits de equipamento para os Cines são compostos por tela para projeção de 210 polegadas (4m X 3m), projetor de vídeo digital, aparelho leitor de DVD, mesa de som de quatro canais, quatro caixas de som com potência de 250 watts, amplificador com 1200Wrms de potência, dois microfones sem fio de alcance de 150 metros e câmera filmadora digital. Os Cines Mais Cultura selecionados receberão conteúdo do catálogo da Programadora Brasil, programa realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (www.programadorabrasil.org.br).  

Cine Mais Cultura Acre

O edital estadual irá selecionar as 10 melhores iniciativas para implementação de Cines Mais Cultura que proporcionem a democratização do acesso a obras audiovisuais, assim como o envolvimento e a participação da comunidade; o estímulo à formação de redes sociais e culturais; a formação de platéia crítica, com a realização de debates, além de promover incentivo à exibição, ao intercâmbio, à divulgação e apoio à difusão da produção audiovisual brasileira.

Todo processo de implantação do edital para beneficiar as iniciativas que se destacarem, tem como objetivo atingir comunidades rurais e urbanas que não possuam salas de exibição, suprindo uma carência que existe na maior parte do território brasileiro, a falta de espaços adequados para a difusão da atividade audiovisual. Com o edital lançado no Estado, o objetivo é promover o acesso gratuito e de qualidade para a população, utilizando o cinema como uma ferramenta de inclusão social e difusão da produção cinematográfica nacional.

Poderão se inscrever instituições privadas do Estado, sem fins lucrativos conforme o regulamento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 10 de fevereiro de 2010. Mais informações sobre as fichas de inscrições e o edital estarão disponíveis nos sites do Ministério da Cultura www.cultura.gov.br do Programa Mais Cultura http://mais.cultura.gov.br, da Programadora Brasil www.programadorabrasil.gov.br e da Fundação Elias Mansour  www.fem.ac.gov.br/editais  

Mais Cultura – O programa Mais Cultura, lançado em 2008, visa o reconhecimento da cultura como necessidade básica e direito de todos os brasileiros. A partir desse reconhecimento é possível desenvolver ações por todo o país, já que o programa é pautado na integração e inclusão de todos os segmentos sociais, na valorização da diversidade e do diálogo com os múltiplos contextos da sociedade brasileira. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter