Primeiro dia é marcado por procura intensa e adaptação da unidade ao novo serviço
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, projetada para atender diariamente em torno de 500 pessoas, recebe no primeiro dia de funcionamento um grande fluxo de usuários. Até as 15 horas, mais de 150 fichas haviam sido distribuídas nas três categorias de prioridade – leve, moderada e urgente – e, segundo informações da administração da UPA, ninguém havia saído sem receber atendimento.
As ocorrências de pequena e média complexidades foram as mais frequentes, sendo registradas desde mordidas de cachorro, febres, fraturas simples a casos de sintomas de infarto ou dores intensas.
Grande parte das pessoas que procuraram a unidade no primeiro dia estava informada sobre os serviços disponíveis. Sheila Dantas Monteiro, que mora próximo à unidade de saúde, conta que ligou para o serviço 192 para ter certeza de que a UPA já estaria em atividade hoje. Ela levou a filha de 17 anos para consulta depois que a menina começou a reclamar de dores intensas no peito e falta de ar. "Para a gente foi muito bom esse hospital aqui. Moro depois da Vila Acre e se não estivesse funcionando teria que cruzar todo o centro da cidade para chegar ao pronto-socorro", declarou.
A diretora da UPA, enfermeira Lúcia Carlos, pede à população para ter compreensão nesses primeiros dias de funcionamento da unidade, quando os serviços ainda estão sendo adaptados conforme a demanda e a necessidade do público que a procura.
A UPA do Segundo Distrito é uma das unidades de saúde que compõem a rede de urgências e emergências de Rio Branco junto com a do Tucumã e o pronto-socorro.
Leia também: