Mâncio Lima começa a receber mosquiteiros e cortinados impregnados

Vice-governador César Messias e senador Tião Viana fazem a entrega dos kits às famílias do município, que já foi campeão de incidência de malária no Brasil

004.jpg
013.jpg

Vice-governador César Messias fez a entrega dos mosquiteiros aos moradores (Foto: Onofre Brito/Secom)

O Governo do Estado iniciou neste fim de semana a distribuição de mosquiteiros e cortinados impregnados no município de Mâncio Lima, a nova estratégia adotada para enfrentar a malária no Acre. A comunidade escolhida foi a São Domingos, uma das que mais sofreu com a doença nos últimos anos no município. O secretário de Estado de Saúde, Osvaldo Leal, durante o ato que marcou o início da distribuição, lembrou que Mâncio Lima já foi o campeão de incidência de malária no Brasil.

A comunidade São Domingos tem cerca de 400 famílias morando em vários ramais e se origina do Projeto de Assentamento São Domingos. Segundo o presidente da Associação São Domingos, José Carlos Nascimento, a população é de agricultores, vivendo basicamente do cultivo da mandioca, feijão, arroz, milho e fabricação de farinha. Para ele, a alta incidência de malária deve-se ao fato de que é região de "baixos", ou seja, locais onde a água fica represada e acontece a proliferação do anofelino, o mosquito transmissor da malária.

Ele lembrou que nos anos de 2005 e 2006 a situação ficou difícil na região, só vindo a melhorar com o trabalho de limpeza dos igarapés e igapós com uso de biolarvicida e borrifação das casas feito pelo setor de Endemias. O secretário de Saúde contou que a situação está bem melhor hoje. Os casos de malária, que no Acre já chegaram a 100 mil, hoje estão em torno de 29 mil ao ano.

Nova estratégia

Para o senador Tião Viana, que participou da solenidade de entrega dos kits, o número de casos de malária no Acre é exagerado. Tendo tomado conhecimento de uma experiência bem sucedida de combate à malária feita no Vietnã, através de mosquiteiros impregnados, o senador, junto com a Secretaria de Saúde, providenciou em 2007 a distribuição no Vale do Juruá de sete mil mosquiteiros, que ajudaram a diminuir os índices da doença.

Animado com os resultados obtidos após a entrega dos primeiros mosquiteiros, o senador resolveu investir na compra de mais unidades através de emenda individual no valor de R$ 1,5 milhão, recurso que permitiu adquirir 75 mil mosquiteiros, que passam a ser distribuídos em todo o Estado.  Desses, cerca de 40 mil tocarão aos moradores do Vale do Juruá.

024.jpg

Moradores das comunidades beneficiadas com a entrega dos mosquiteiros agradeceram a iniciativa (Foto: Onofre Brito/Secom)

O vice-governador César Messias ressaltouque o governo faz obras que de grandes e também de pequena visibilidade. No primeiro caso, citou a obra da Avenida Japiim, recém-inaugurada, um verdadeiro cartão postal da cidade, que todos vêem, sendo a distribuição de mosquiteiros uma obra de bastidores, mas que veio "para trazer o sossego e a saúde à todos os juruaenses". O vice-governador agradeceu também a toda a equipe técnica do governo pelo esforço na luta contra a malária e elogiou o senador Tião Viana, que, segundo anunciou, foi convidado pelo governo do Quênia para coordenar o trabalho de contenção da malária naquele país africano.

O vereador Joel Puyanawa esteve presente no ato e agradeceu ao governo e ao senador Tião pela distribuição dos mosquiteiros, elogiando suas preocupações com a saúde pública. A distribuição também será feita na comunidade Barão onde moram os índios Puyanawa. "É reconfortante saber que tem alguém no poder pensando nos mais pobres e na classe indígena", disse.

O deputado Edvaldo Magalhães, presidente da Assembléia Legislativa pediu ao público presente de mais de duas centenas de pessoas que levantasse a mão quem nunca tinha pegado malária. Dentre todos, apenas duas pessoas levantaram a mão. Com isto o deputado mostrou ao vivo a gravidade da situação trazida pela malária. "A malária – disse – acaba com a economia da família e acaba trazendo crise econômica para o município".

O prefeito de Mâncio Lima, Cleidson Rocha, elogiou o rumo dado ao mandato pelo senador Tião Viana em seus esforços pelas questões comunitárias e de saúde tendo apontado como exemplo de sua atuação a construção do Hospital do Juruá e a implantação do curso de Medicina no Acre. Ele também elogiou a postura do senador ao receber de portas abertas os prefeitos e demais que o procuram em seu gabinete em Brasília. O prefeito ainda citou uma parceria importante com o governo do Estado firmado com o secretário de Produção Mauro Ribeiro que possibilitou a reabertura e conservação de ramais no município.

Acre: primeiro lugar no combate à malária

O senador Tião Viana falou de sua alegria em poder agir a favor da saúde da população. Segundo ele, é preciso estar alerta: a malária ainda mata por ano um milhão de pessoas. Para ele o número de casos de malária – que já teve uma queda de mais de 70% – tem que baixar ainda mais. Se o número de casos já caiu de 100 mil para menos de 30 mil, o que deu ao Acre o título de campeão no combate à doença, o senador considera que com os mosquiteiros a malária poderá ficar restrita às áreas de floresta mais isoladas, e ser eliminada das áreas urbanas e das áreas rurais mais populosas.

Segundo o senador o mosquiteiro pode ser lavado a cada seis meses e tem validade por três anos. Além de ser uma barreia física à aproximação dos carapanãs, os mosquiteiros são impregnados como um inseticida que mata o inseto e não é prejudicial à saúde humana.

O senador também deu toda importância ao conjunto da obra que vem sendo executada pelo governo do Estado nos últimos 12 anos em que o índice de pobres do Acre caiu de 60% para 38%. Para ele, o melhor governo é aquele que permite à mais pobre das crianças ter direito à vida e desenvolvimento plenos.

Ele destacou o fortalecimento do setor de Endemias, no qual o governo estadual está investindo neste ano R$ 6 milhões.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter