Ação fecha segunda fase da Campanha de Prevenção à Violência Familiar
Mais de 500 meninos e meninas de 40 escolas localizadas nas áreas de abrangência das Zonas de Atendimento Prioritário 4 e 5 participam na manhã deste sábado de torneio de futebol de salão e voleibol, evento que marca o fim da segunda fase da Campanha de Prevenção à Violência Familiar, desenvolvida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Segurança Pública e Polícia Militar. O torneio é uma atividade que tem como objetivo oferecer a crianças e adolescentes das duas últimas séries do Ensino Fundamental e de Ensino Médio opções de esporte e lazer dentro de suas comunidade.
A campanha, que ocorre até março de 2010, tem prevista a realização de um campeonato nos meses de janeiro e fevereiro, período em que os alunos estão em férias escolares. No projeto estão inseridas palestras informativas à comunidade escolar em 12 municípios do Estado sobre a prática do bullying (atos de humilhação e desrespeito entre alunos), violência doméstica, abuso sexual, tráfico de drogas, aborto. Durante as palestras são informados ainda as instituições que respondem por cada um dos temas abordados.
A secretária Márcia Regina diz que essa atividade pretende ainda aproximar a família e a comunidade desses jovens que participam do evento para torcer e acompanhar o desempenho deles. A campanha tem o envolvimento das Mulheres da Paz e Polícias Comunitária e Escolar das 2ª e 5ª Regionais e integra programas de prevenção da violência desenvolvidos pela Polícia Militar e Segurança Pública do Estado, como o Proerd. "Nossa polícia é rápida e eficiente, mas não é instantânea. Ações como essa visam resultados em médio prazo. Desta forma estamos prevenindo ações ostensivas".
Para Leandro Pereira, aluno da 8ª série de uma escola do bairro Montanhês, o esporte é importante para as crianças da comunidade. "Tenho muitos amigos que usam drogas e que vendem. Mas quem tá aqui jogando bola, correndo atrás do sonho, não perde tempo com isso. Esses jogos fazem a diferença na vida da gente", diz. Responsável pela execução do projeto, a tenente da PM Marta Renata reitera a importância. A Campanha de Prevenção da Violência Familiar acontece em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e associações de moradores.