Vídeo produzido pelo cineasta Sílvio Margarido, vencedor da quarta edição do DOCTV, vai ao ar pela TV Cultura
O Rio Acre é o protagonista desse documentário, por meio de suas múltiplas representações presentes nas personagens que com ele se relacionam. O filme-documentário "O Mergulho" mostra a diversidade de relações que correm com as águas barrentas do Rio Acre. Através das memórias, lendas e histórias, o filme proporciona, literalmente, um mergulho gradativo e intenso na afetividade presente no cotidiano das pessoas que vivem entre as curvas e barrancos desse rio e debate as transformações socioambientais com o processo de urbanização sofrido por Rio Branco nos últimos anos, a partir das relações dos moradores com o rio.
Para o autor e diretor Sílvio Margarido, "O Mergulho" é um olhar de quem esteve próximo, dentro desse rio por alguns meses na construção de uma história em um documentário de vídeo. "Com o desespero de quem cai ou se lança na aventurar de mergulhar, e com a esperança de sair e vê-lo novamente passar. Passar numa tela projetado, em suas margens relembrar a ausência que sentiremos, quando não pudermos mais olhar para esse rio."
O DOCTV é uma realização da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais, TV Cultura e TV Brasil, com o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas. Foram destinados R$ 110 mil para a produção do material, dos quais R$ 30 mil foram pagos pelas TV Aldeia.
O DOCTV vai ao ar toda sexta às 20h30, na TV Aldeia, com reprises na segunda e quarta, às 23h30.