Com 13 anos de carreira, procurador assume propondo fazer o Ministério Público avançar e chegar mais próximo da população
O governador Binho Marques assinou nesta sexta-feira, 27, o decreto de nomeação de Samy Barbosa Lopes como procurador-geral do Ministério Público Estadual. Formado pela Universidade Federal do Acre, Samy possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas e mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina.
"Este momento coroa uma carreira de treze anos e que foi pautada no combate ao crime organizado. Assumo com a missão de avançar e vencer os desafios deste tempo para o Ministério Público do Acre", disse Samy, escolhido em lista tríplice apresentada pelo MPE ao governador.
Samy faz parte do grupo de jovens procuradores que enfrentou o crime organizado no Acre e que junto com a sociedade encerraram um tempo de violação dos direitos elementares do cidadão, degradação ambiental e de fragilidade do Estado. Para ele, que deve tomar posse no cargo de procurador-geral no próximo dia 8 de janeiro de 2010, o Ministério Público tem de chegar às comunidades mais distantes do Acre de modo a ficar o mais próximo da população. "Já temos o MP em cidades como Manoel Urbano, mas temos de chegar em locais como Marechal Thaumaturgo", exemplificou, citando a possibilidade de criar um sistema de atendimento fluvial, utilizando barcos para percorrer os rios que levam às comunidades remotas.
Além disso, sua gestão à frente do MP deve ser marcada também pelo aprofundamento das ferramentas de tecnologia da informação e por um ritmo de conciliação. Samy ocupará o lugar de Edmar Monteiro. O ato de assinatura reuniu os procuradores Álvaro Pereira e Patrícia Rêgo, integrantes da lista tríplice.