Participam do evento aproximadamente 60 profissionais da Sesacre
Gestores, coordenadores de programas, gerentes de departamentos e de unidades de saúde participam de 17 a 19 deste mês, na Pousada da Floresta em Plácido de Castro, da oficina de avaliação das Funções Essenciais em Saúde Pública (FESP), com o objetivo de avaliar os três anos da gestão, para que no próximo ano haja uma melhor qualificação no Sistema Público de Saúde do Acre.
A oficina é promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e o Ministério da Saúde. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Osvaldo Leal, essa parceria traz para o Acre um formato inovador de avaliação da gestão, no qual serão avaliadas dez funções essências. "O Acre é um dos poucos Estados que tem a oportunidade de realizar esse instrumento de avaliação e de identificação das funções da gestão pública em saúde", enfatiza.
Participam do evento aproximadamente 60 profissionais da Sesacre, entre eles o secretário Osvaldo Leal, o coordenador de Avaliação da Gestão Estadual da FESP, Júlio Müller Neto, e demais representantes do Conass. De acordo com Júlio Müller, essa avaliação depende da vontade política dos Estados, uma vez que são as secretarias estaduais de Saúde que convidam o Conass para promover a oficina de avaliação.
"O Acre é o 15° Estado a receber a equipe do Conass para realização da FESP. É importante ressaltar que são os próprios técnicos e profissionais de saúde que fazem a avaliação, de forma coletiva e em grupos, para apontar as qualidades e limitações no sistema público de saúde", informa Müller.