Governo do Estado empossa 50 servidores para quadro efetivo do ISE

Admitidos irão atuar no Instituto Socioeducativo em Rio Branco

atividades_ldicas_durante_cursos_e_oficinas__foto_angela_peres.jpg

Novos agentes vão trabalhar com a ressocialização dos internos dos centros (Foto: Angela Peres/Arquivo Secom)

Os primeiros 50 servidores efetivos do Instituto Socioeducativo (ISE) foram empossados na tarde desta segunda-feira, 16, pelo Governo do Estado. Eles são os candidatos remanescentes aprovados no concurso do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e convocados no início de outubro deste ano. É o primeiro bloco de funcionários efetivos do ISE, cujo quadro deverá ser composto de 390 servidores que atuarão com ações de socioeducação voltadas para adolescentes infratores nas unidades de Rio Branco. A previsão é de que os demais sejam chamados até o ano que vem.

A partir desta terça, 17, os servidores participam de um curso de capacitação que terá duração de 90 dias com conteúdo voltado para a vivência e prática do atendimento a jovens em situação de conflito com a lei. "Eles serão preparados para o enfrentamento de conflitos e tensões pertinentes com informações sobre a legislação prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente com base em ações socioeducativas", explica a secretária de Desenvolvimento para a Segurança Social, Laura Okamura.

O secretário de Fazenda e Gestão Administrativa, Mâncio Lima Cordeiro, enfatiza que essa convocação demonstra o zelo do Governo do Estado com o desenvolvimento humano. "O ISE vai receber os primeiros funcionários públicos. Essa conversa com eles é para falar sobre a importância e o papel deles nesse processo. A responsabilidade é muito grande. O servidor público tem que ter abnegação no cumprimento dos serviços para garantir que a população fique satisfeita", disse.

Para Andrea Gomes, psicóloga, que há quatro anos atuava na área como servidora temporária, é preciso gostar e conhecer bem a atividade e a realidade dos adolescentes. O agente socioeducativo Acineudo Rosa Lima espera poder contribuir com a sociedade a partir do trabalho que irá desempenhar. O diretor do Instituto Socioeducativo, Cássio Silveira, explica que os novos contratados não terão nenhum vínculo com o Iapen, somente com o ISE.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter