No dia 17 de novembro de 1903, era assinado no Rio de Janeiro o Tratado de Petrópolis, um acordo entre o Brasil e a Bolívia, que formalizou a incorporação do Acre ao Brasil. A região onde hoje o Estado está localizado pertencia, originalmente, à Bolívia, mas era ocupada por seringueiros brasileiros que lutaram para que o território fosse incorporado ao Brasil.
Agora, 106 anos depois, o Governo do Estado dedica o mês de novembro, quando se comemora essa data especial para o Acre, uma programação com entrega de obras e desenvolvimento de ações em todos os municípios. São mais de R$ 146 milhões em investimentos, como a pavimentação de 93 quilômetros de ramais, reforma do Teatro dos Nauas, em Cruzeiro do Sul; inclusão de 1.093 famílias no Luz para Todos; entrega de quatro novas escolas e cinco reformadas; formação e contratação de 600 novos policiais militares, entre outros.
Para encerrar a programação, o Governo do Estado convida a população para o show aberto ao público da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, que será realizado após a entrega das obras de duplicação e urbanização da Rodovia Ac-90, em Senador Guiomard.
Confira aqui as matérias especiais sobre as obras e ações em comemoração aos 106 anos do Tratado de Petrópolis: