A Polícia Militar do Acre (Pmac) apresentou na manhã desta quinta-feira, 2, os dados referentes ao trabalho desenvolvido pela corporação ao longo de 2013. O balanço geral foi demonstrado pelo coronel Mário César, comandante do CPO-I e subcomandante geral da Pmac.
Os números divulgados pela Pmac correspondem ao período de janeiro a dezembro do ano passado, onde foram registradas 68 mil ocorrências policiais em Rio Branco, que se concretizaram em 7.126 prisões, sendo 1.486 somente de indivíduos menores de idade.
A Polícia Militar conseguiu apreender 368 armas em diversas situações como operações, abordagens, blitz e outras intervenções. Ao todo, foram recuperados 80 carros e 220 motos, furtados ou roubados, na capital e cidades vizinhas.
O coronel Mário César destacou a importância do Grupamento de Intervenções Rápidas e Ostensiva (Giro) que, devido à facilidade de locomoção das motocicletas, os PM’s chegam a tempo hábil aos locais de ocorrências. “O Giro foi muito importante no trabalho em geral, pois conseguiu chegar mais rápido às ocorrências e situações. A Polícia Militar preparou mais de 200 homens para atuar nesta modalidade de policiamento”, disse o coronel.
A Operação Papai Noel trouxe resultados positivos, onde houve o reforço policial em todas as regionais com a atuação dos novos policiais militares, isso refletiu para que dezembro fosse o mês com menor número de registros de ocorrências.
Para o coronel o trabalho tem que ser mantido com empenho. “A segurança pública tem que se empenhar nesse sentido e buscar a aproximação dos órgãos. Além da integração, temos que buscar o envolvimento não somente do poder público e sim da sociedade e da iniciativa privada, para que todos nós possamos construir uma sociedade mais tranquila”, afirma Mário César.