Ufac e Secretaria de Educação firmam parceria para qualificar docentes de EJA

Projeto tem como objetivo propiciar uma formação sistemática de profissionais de educação

 

projeto_vai_qualificar_professores_de_vrios_municipios_para_atuarem_no_segmento_eja.jpg

Formação irá atender a 200 profissionais de vários municípios do Estado (Foto: Eunice Caetano/SEE)

Trabalhar com a educação de jovens e adultos é uma tarefa que exige do professor mais do que o simples ato de passar conhecimento, é  necessário também que o modo de ensinar seja atraente e estimulador para o aluno. Pensando nisso a Secretaria de Estado Educação (SEE) e a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Acre (UFAC) firmaram uma parceria por intermédio da Coordenação de Educação de Jovens e Adultos(EJA) para oferecer formação continuada nesta modalidade. 

Com o tema "A Extensão Universitária Trilhando nos Caminhos da Educação de Jovens e Adultos no Acre", a formação pretende atingir duzentos profissionais do sistema público de ensino, que trabalham diretamente com a EJA nos municípios de Rio Branco, onde haverá duas turmas com quarenta cursistas cada uma, sendo uma delas com professores de Bujari, Porto Acre, Senador Guiomard e Sena Madureira. Os outros municípios atendidos pelos cursos são:  Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Plácido de Castro, Acrelândia, Feijó e Tarauacá.

Financiado com recursos do Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), o projeto tem como objetivo propiciar uma formação sistemática de profissionais para que possam apreender novos saberes e fazeres adequados aos jovens e adultos propostos. Durante as oficinas, o docente vai ter a chance de vivenciar práticas pedagógicas eficientes que garantam o acesso, a permanência e o sucesso do aluno da EJA, através do desenvolvimento de competências e habilidades.

De acordo com a gerente da Eja no Acre, Fernanda Nóbrega, ao investir em formação continuada a Secretaria de Educação avança na possibilidade concreta de constituir uma política permanente de educação, voltada para o fomento de um quadro de profissionais qualificados. "Esse projeto amplia a iniciativa de formação que o Estado já desenvolve com os docentes da Eja, os quais não vivenciaram, na universidade, práticas adequadas para atuar na educação de jovens e adultos", comenta Fernanda. A gerente destaca ainda que a parceria vai permitir a articulação entre a universidade e a educação básica.

O curso e oficinas ocorrerão em momentos presenciais e à distância, estando estruturado em três Módulos. As atividades estão previstas para iniciarem em dezembro. Os professores que freqüentarão aulas em pólos diferentes do seu, receberão ajuda de custo para despesas com alimentação, deslocamento e hospedagem, quando este for o caso.  

Os profissionais de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, que atuam na EJA ainda podem se inscrever. Na capital, as matrículas são efetuadas na SEE, e em Cruzeiro, no núcleo de educação do Estado. O segmento de educação de jovens e adultos no Acre atende 20 mil alunos da rede pública estadual.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter