Foco da Ação de Inverno será combate à dengue

Governador Tião Viana e prefeito Marcus Alexandre chamam a população para o combate à doença (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Governador Tião Viana e prefeito Marcus Alexandre chamam a população para o combate à doença (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Um exército formado por mais de mil homens ganhará as ruas de Rio Branco a partir de hoje. Com suas calças vermelhas, poderão ser vistos em todos os bairros da capital em busca de exterminar o inimigo chamado dengue. O foco da Ação de Inverno, lançada logo no início da manhã desta quinta, 2, na Praça da Revolução, é o combate à doença e o trabalho conjunto de prefeitura e governo, que, com o apoio da população, deve garantir bons resultados.

“A dengue é sempre um problema que ameaça e atinge a todos, sejam ricos ou pobres. A responsabilidade também é de todos nós”, disse o governador Tião Viana. Serão investidos mais de R$ 11 milhões no trabalho, que se inicia pelos 18 bairros apontados como prioritários no enfrentamento à doença. Fazem parte da equipe 1.325 trabalhadores e 138 equipamentos.

O prefeito Marcus Alexandre ressaltou que, além da limpeza dos bairros, também será feito um trabalho de desobstrução de igarapés e córregos e fez um apelo à população: “Só coloquem os entulhos na frente das casas quando a operação estiver no bairro, quando a equipe passar para recolher”.

Mais de 130 máquinas serão utilizadas e 1300 homens movidos na ação  (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Mais de 130 máquinas serão utilizadas e 1300 homens movidos na ação (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Segundo a secretária de Saúde do Estado, Suely Melo, as condições ambientais são muito adequadas para a proliferação do mosquito e o índice de infestação predial é muito alto. “Hoje 30% dos mosquitos nascem dentro de casa, nos depósitos domésticos, então temos que dobrar a atenção para as bandejas de geladeira, dos bebedouros e até um saco plástico no quintal pode virar nascedouro do mosquito”, explicou.

Marcilene Alexandrino, secretária municipal de Saúde, lembrou que no ano passado não foi registrado nenhum óbito por dengue. “O índice de incidência da dengue diminuiu em 30% e parte desta redução se deve ao trabalho da ação de inverno”, observou.

Os deputados Eduardo Pereira e Elson Santiago, presidente da Assembleia Legislativa, bem como o senador Jorge Viana, participaram da ação.

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter