Escola acreana vive expectativa de levar o Prêmio Nacional de Gestão Escolar

Vencedora será conhecida na tarde desta quarta-feira, 11

 

premio_nacional_.jpg

Clima é de muita expectativa na escola Luíza Batista de Souza. Nesta quarta, escola espera resultado com festa (Foto: Eunice Caetano/SEE)

O clima na Escola Luíza Batista de Souza é de expectativa e ansiedade por parte de professores, funcionários, alunos e comunidade. A instituição está entre as seis finalistas do país que concorrem nesta quarta-feira, 11, ao Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Destaque Brasil. A cerimônia começa às 17 horas em Brasília, e será transmitida pelo Canal Futura através do Jornal Futura que terá um link ao vivo com a escola finalista do Acre.

Para acompanhar toda a cerimônia, mesmo que a distância, a equipe da Luiza Batista, que criou um grito de guerra especialmente para o evento, reunirá os alunos e convidados na área de lazer. "Estamos todos muito ansiosos e confiantes de que levaremos o título. Nossas crianças estão prontas e ensaiadas para torcer muito pelo Acre e nossa escola", conta Rosimar Crispim, coordenadora de ensino.   

A equipe do Canal Futura estará na escola mostrando um vídeo autor-retrato produzido pelos funcionários e alunos dos projetos que fizeram da escola uma referência no cenário educacional, como, o Projeto Chamadão, que visa eliminar as taxas de evasão através de premiações a estudantes que não faltam. Mas a instituição também apresenta resultados através dos projetos "Mania de Ler" e "Aluno Nota 10", que promovem o acesso aos livros e incentivam a escrita, em crianças e adolescentes; iniciativas que vêm contribuindo com a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. 

O direito de participar da etapa nacional veio com a conquista do Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar no qual a premiou com R$ 10 mil para investir nos projetos educacionais, além de um bônus de 20% no salário do mês subsequente para todos os funcionários. Mas não é só a escola que recebe investimentos, a gestora também ganha uma viagem de intercâmbio aos Estados Unidos para a troca de experiências com gestores americanos.

Localizada no Conjunto Esperança, a Escola Luíza Batista de Souza atende 1.186 alunos nos três períodos. Em 2005, a instituição tinha o IDEB 3,5 e a meta projetada para 2007, era de 3,9, mas o avanço foi acima do esperado e a escola alcançou 4,2, índice muito próximo do que o Ministério da Educação propõe para este ano, que é de 4,3.

As outras escolas que concorrem ao título são: Escola Dr. Luiz Pinto de Almeida (Minas Gerais); Escola Estadual Dom Bosco (Mato Grosso); Escola Estadual Professora Ada Teixeira dos Santos Pereira (Mato Grosso do Sul); Escola Tomé Francisco da Silva (Pernambuco) e Escola Estadual Joca Costa (Tocantins).

O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar é uma iniciativa do Consed, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a Fundação Roberto Marinho, contando com o apoio da Embaixada Americana, Movimento Brasil Competitivo, Gerdau e Todos pela Educação. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter