Binho vistoria avanços das pontes dos rios Envira e Tarauacá

Obras prosseguem com dinamismo e qualidade mesmo com chuvas, gerando trabalho e renda para famílias de Tarauacá e Feijó

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O governador Binho Marques visitou nesta sexta-feira e sábado, 6 e 7, as obras das pontes sobre os rios Tarauacá e Envira e pode constatar que mesmo diante das dificuldades e do verão diferenciado de 2009 os avanços são visíveis. O governador estava acompanhado do vice-governador César Messias, do senador Tião Viana, do deputado estadual Walter Prado e deputados federais Nilson Mourão e Fernando Melo e do diretor do Departamento de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura Aeroportuária do Acre (Deracre) Marcos Alexandre.

De fato, os avanços são nítidos: a ponte sobre o rio Tarauacá já tem 100% de sua infraestrutura prontos e todo o trabalho de agora em diante pode ser feito sem interrupção, mesmo sob chuva. A mesoestrutura já tem 60% acabados, o que leva o Deracre a estimar para fevereiro de 2010 a implantação da superestrutura, que é a fase final da ponte.

No Envira, a concretagem dos blocos já vem sendo realizada e na próxima segunda-feira, 9, o Consórcio Floresta, responsável pela execução do projeto, prevê que seja cumprida a meta estabelecida pelo Governo do Estado de as obras saírem do leito do rio para que o trabalho prossiga no período chuvoso. "Já temos prontos 90% das fundações (infraestrutura) e 40% da mesoestrutura", afirmou Alan Ferraz, engenheiro e chefe da obra.

As pontes são resultado do bom momento vivido pelo Acre e graças a uma decisão política do Presidente Lula que ampliou as obras de arte ao longo da BR 364, entre elas as pontes sobre os rios Purus, Tarauacá, Envira, Diabinho e Juruá, um complexo de investimentos que somam mais de R$245 milhões. Apenas como referência, a ponte sobre o Juruá tem 550 metros de extensão sendo a maior do Acre, Rondônia e Mato Grosso, e junto com outras dez pontes, faz parte do complexo projeto da BR 364 desde o Vale do Juruá até Rio Branco e, como as demais e a pavimentação da rodovia, está no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

As pontes estão sendo construídas em três fases: fundações, mesoestruturas (pilares e travessas) e superestruturas. A implantação das pontes sobre os rios Envira e Tarauacá demandam a construção de acessos respectivamente de 5 e 5,1 quilômetros que se constituirão em anéis viários para as cidades de Feijó e Tarauacá. Essa nova condição reduzirá o tráfego de veículos pesados nas regiões centrais das cidades, aumentando a durabilidade do asfalto urbano e diminuindo a possibilidade de acidentes. "Com este projeto, estamos fazendo o traçado original da BR 364 pela ponte do rio Envira", explicou Marcos Alexandre.

Mais trabalho, mais renda para famílias do Tarauacá/Envira

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"Mesmo com inverno intenso as obras da BR chegaram a ter três mil trabalhadores", lembrou o governador, disse o governador Binho Marques acerca do projeto de integração definitiva do Acre. Essas obras são importante oportunidade de emprego para a região do Envira /Tarauacá. Muitos trabalhadores vinham sobrevivendo de atividades informais, mas com as obras das pontes puderam ter um emprego com carteira assinada. Para se ter uma ideia do volume de postos de trabalho, na ponte do Tarauacá atualmente trabalham 106 homens e mulheres. A obra da BR 364 sofreu com o inverno diferenciado este ano, mas além das frentes de trabalho entre Feijó e Sena Madureira, os trechos antigos entre Tarauacá e Cruzeiro do Sul estão sendo recuperados por várias empresas e centenas de trabalhadores. São mais de R$44.379.623,77 em investimentos diretos na recomposição do asfalto prejudicado ao longo dos anos. Os trechos são de 19,5 quilômetros em Tarauacá e de 79 quilômetros desde o rio Liberdade até o rio Juruá.

{xtypo_quote}Uma seria muito para um governo e estamos fazendo cinco.

Binho sobre pontes da BR 364.{/xtypo_quote}

Para Binho Marques, além do valor das obras, as pontes fazem parte de um trabalho de interligar o Acre de ponta a ponta – daí sua importância estratégica não para o Estado, como para o país. Além da obra de pavimentação da BR, o Governo ainda investe na construção de 5 grandes pontes e mais 10 pontes entre pequenas emendas. Outra força tarefa está sendo feita na recuperação dos 90 km do trecho que vai do Juruá ao Rio Liberdade. "O que seria muito para um governo -uma ponte -nós estamos fazendo cinco", disse Marques. Essas cinco estão nos principais rios dos vales do Juruá, Tarauacá/Envira porém cinco pontes menores também estão sendo construídas.

Demolição da ponte do Macapá mostra rigor no controle de qualidade

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Ao contrário de ser algo merecedor de crítica, a implosão da ponte sobre o rio Macapá, em Manoel Urbano, é uma atitude que confirma que há um rigoroso controle de qualidade no projeto. Não houve desabamento e sim demolição para melhorar a qualidade da obra. Duas vigas não passaram pelo controle tecnológico da Construtora Cidade e ela própria decidiu refazer o serviço, demolindo as duas vigas que apresentaram problemas para realizar nova concretagem. "É um trabalho preventivo decorrente de um rigoroso controle de qualidade e é isso que o Governo do Estado quer ver nas obras, disse Marcos Alexandre, do Deracre. A ponte tem cerca de 200 metros de extensão.

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NÚMEROS DAS PONTES

Rio Envira
Extensão: 300m
Largura do Tabuleiro: 14,4m
Faixas de Rolamento: 2
Passeios: 2
Gabarito de Navegação: 8m
Estrutura Principal: Ponte extradorso com dois planos de 8 cabos externos, vãos de 65,5m, 100m e 65,5m, quatro mastros de 14,9m, construída em balanços sucessivos.
Estruturas de Transição : Ponte em grelha mista de vigas metálicas e laje de concreto armado com dois vãos de 35,4m.

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Rio Tarauacá
Extensão: 300m
Largura do Tabuleiro: 14,4m
Faixas de Rolamento: 2
Passeios: 2
Gabarito de Navegação: 8m
Estrutura Principal: Ponte extradorso com dois planos de 8 cabos externos, vãos de 65,5m, 100m e 65,5m, quatro mastros de 14,9m, construída em balanços sucessivos.
Estruturas de transição : Ponte em grelha mista de vigas metálicas e laje de concreto armado com dois vãos de 35,4m.

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O QUE ELES DISSERAM

{xtypo_quote}Quem ganha é a população do Vale do Juruá, Tarauacá e Envira que podem ver mais próximo da realidade o sonho da integração

César Messias, vice-governador do Acre {/xtypo_quote}

{xtypo_quote}Quando vemos estes grandes investimentos podemos falar do compromisso do Governo Federal e do Governo do Estado com o desenvolvimento desta região

Tião Viana, senador da República {/xtypo_quote}

{xtypo_quote}Trata-se de uma obra estratégica do Programa de Aceleraç ao do Crescimento, do Presidente Lula, muito bem executada pelo Governo do Estado

Fernando Melo, deputado federal {/xtypo_quote}

{xtypo_quote}É resultado de um grande trabalho, desenvolvido em parceria com o Presidente Lula e o governador Binho Marques

Nilson Mourão, deputado federal {/xtypo_quote}

{xtypo_quote}Os impactos são muitos, especialmente na geração de emprego e renda e na melhoria da qualidade de vida desta população

Walter Prado, deputado estadual {/xtypo_quote}

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