Cerca de 200 profissionais médicos e alunos de medicina participam do evento
A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Comissão de Residência Médica (Coreme), realiza em Rio Branco, de 4 a 6 deste mês, das 19 às 22 horas, e dia 7, das 8 às 13, no auditório da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), a 5ª Jornada Científica de Residência Médica do Estado do Acre. Com mais de 200 participantes, entre médicos, residentes e acadêmicos de medicina de todo o Estado, o objetivo da jornada é fomentar a discussão científica na área de medicina do Acre.
Até sexta-feira, a jornada segue uma programação de palestras e debates. No sábado, os próprios residentes apresentarão seus trabalhos científicos ao público. As vagas de Residência Médica são bastante disputadas pelos estudantes de Medicina. Considerada pelo Ministério da Educação a "chave" para a obtenção do título de especialista, a residência desperta o interesse dos estudantes, que passam por uma seleção dentro das instituições onde se candidatam para atuar.
A Residência Médica foi instituída no Brasil pelo decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, e, segundo o Ministério da Educação, constitui uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, funcionando em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o "padrão ouro" da especialização médica.