Curso Técnico em Florestas tem Aula Inaugural

Jovens filhos de trabalhadores agroextrativistas de oito municípios acreanos agora terão formação profissional para atuar no campo

dom_moacir_foto_angela_peres_01.jpg
dom_moacir_foto_angela_peres_02.jpg

Alunos vieram de diversos municípios e regiões do Acre (Foto: Angela Peres/Secom)

O auditório da Biblioteca da Floresta foi palco, nesta segunda-feira, da Aula Inaugural do Curso Técnico em Florestas, oferecido pelo governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr, na Escola da Floresta Roberval Cardoso.

A formação, destinada a 35 jovens filhos de trabalhadores agroextrativista dos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Feijó, Tarauacá, Brasileia, Capixaba, Acrelândia, Xapuri e Sena Madureira, prima pelos princípios da sustentabilidade, valorização dos conhecimentos locais e melhoria da qualidade de vida das comunidades, bem como o crescimento e fortalecimento do setor florestal.

Na ocasião, o diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr, Irailton Lima, ressaltou a alegria de oferecer cursos profissionais com a qualidade dos que são oferecidos pela Escola da Floresta. "Quando se imaginou a Escola da Floresta, imaginou-se uma Escola para todo o Estado do Acre, que atingisse os locais mais longínquos, onde as pessoas saíssem de suas comunidades em busca de formação profissional que visa trabalhar com desenvolvimento sustentável. A metodologia por competência nos faz referência nas áreas de formação florestal", afirma.

Representando a Embrapa Acre, Tadeu Marinho ressaltou a importância do curso para os extrativistas e para o desenvolvimento responsável do Estado. "O Instituto Dom Moacyr tem feito história na formação profissional de jovens e adultos em diversas áreas. Em reconhecimento a esse trabalho, a Embrapa coloca seus pesquisadores e suas áreas de preservação ambiental à disposição da escola para que em suas aulas práticas saiba aproveitar o trabalho e as experiências realizadas nesta área", revela.

A educanda Leila Ferreira, de Brasileia, destacou a importância do curso em sua vida. "Esse é um momento único em nossas vidas. Temos como objetivo principal levar conhecimento para nossas comunidades, pois já percebemos que temos como desenvolver e desenvolver de forma sustentável, só precisamos saber como trabalhar de forma a não agredir o meio ambiente", observa.

A Aula Inaugural foi ministrada pelo ex-deputado federal Marcos Afonso, que falou sobre Ética e Cultura no Tempo e no Espaço.

Sobre o curso – O curso Técnico em Florestas tem carga horária de 1.500 horas. Os educandos irão residir na Escola da Floresta em regime de internato. No decorrer da formação, desenvolve diversas competências e habilidades no que diz respeito às atribuições da profissão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter