Durante o curso, educandos irão residir na Escola da Floresta em regime de internato
Com formação marcada pelos princípios da sustentabilidade, valorização dos conhecimentos locais e melhoria da qualidade de vida das comunidades, bem como o crescimento e fortalecimento do setor florestal, acontece na manhã de segunda-feira, 26, na Biblioteca da Floresta, a Aula Inaugural do curso Técnico em Florestas, oferecido pelo Instituto Dom Moacyr, por meio da Escola da Floresta Roberval Cardoso.
O curso, que possui carga horária de 1.500 horas com duração aproximada de um ano e quatro meses, será oferecido a jovens e adultos filhos e filhas de trabalhadores agroextrativistas residentes em áreas de atuação da Secretaria de Estado de Florestas (SEF) na implementação de Projetos de Manejo Comunitário. Ao todo, serão 35 educandos de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Feijó, Tarauacá, Brasileia, Capixaba, Acrelândia, Xapuri e Sena Madureira.
Durante o curso, os educandos irão residir na Escola da Floresta em regime de internato. No decorrer da formação, o educando desenvolve diversas competências e habilidades no que diz respeito às atribuições do Técnico em Florestas. De acordo com o gerente de Desenvolvimento Econômico do Instituto Dom Moacyr, Everaldo Araújo, as competências alcançadas ao final do curso habilitam os educandos a atuarem no manejo sustentável dos recursos florestais; implantação de Florestas Produtivas através de Sistemas Agroflorestais e reflorestamentos mistos; bem como na produção de mudas em viveiros florestais e recuperação de áreas degradadas; beneficiamento de produtos florestais; gestão da empresa florestal e apoio a organização comunitária através da extensão florestal.
"O técnico é preparado para interagir com outros profissionais da área como os Engenheiros Florestais, entidades governamentais, não-governamentais, empresas do setor florestal e comunidades agroextrativistas. Essas relações possibilitam o técnico estar sempre atualizado sobre informações que interessam diretamente à sua profissão como as políticas públicas, discussões sobre ética e meio ambiente, inovações tecnológicas, desenvolvimento das comunidades, bem como novas oportunidades de inserção no mercado de trabalho", afirma Araújo.
O gerente ressalta também que a demanda pelo curso foi do secretário de Estado de Florestas Carlos Ovídio Rezende, que pretende fortalecer as comunidades que atuam no manejo comunitário. "É importante destacar que os processos de mobilização e seleção desses educandos contou com a presença de representantes da Secretaria de Florestas, do Instituto Dom Moacyr e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais dos municípios selecionados."
A Aula Inaugural será ministrada pelo ex-deputado federal Marcos Afonso, que falará sobre Ética e Cultura no Tempo e no Espaço.