Médicos e enfermeiros são capacitados para diagnóstico precoce da tuberculose e HIV

Treinamento será ministrado de 20 a 22 deste mês pela pneumologista Nirosa Calvarraro e a especialista em pneumologia sanitária Terezinha de Bastioni, do Hospital Barros Barreto, de Belém

O Programa Estadual de Controle da Tuberculose promove de 20 a 22 deste mês, das 8h30 às 17 horas, no auditório do Laboratório Central (Lacen), treinamento em co-infecção do bacilo da tuberculose (TB) e o vírus da imunodeficiência humana (HIV), com a finalidade de capacitar os profissionais médicos e enfermeiros para o diagnóstico precoce dessas infecções.

No Acre, aproximadamente 1,4% dos pacientes com TB já foi a óbito. O número de cura dos que se submetem ao tratamento é de 85,4% em todo o Estado, ficando Rio Branco com 81,5%, número inferior ao preconizado pelo Ministério da Saúde.

No primeiro trimestre de 2009, houve um total de 61 casos novos, dos quais 38 com baciloscopia positiva e três casos de HIV positivo.

De acordo com a gerente do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Eucenira Farias do Nascimento, apesar de todos os esforços no sentido de combater a TB e dos avanços no tratamento, muitas pessoas ainda são acometidas pela doença. "Um dos nossos desafios é convencer os pacientes a não abandonar o tratamento. Só em Rio Branco, 7,4% abandonaram o tratamento neste primeiro semestre de 2009", declara.

O treinamento será ministrado pela pneumologista Nirosa Calvarraro e a especialista em pneumologia sanitária Terezinha de Bastioni. Ambas são médicas do Hospital Barros Barreto, de Belém (PA).

Para Elcenira Farias, apesar dos esforços para a promoção do controle da TB, o desafio permanece, visto que a doença é a principal causa de morte entre os pacientes com HIV positivo. "Buscamos cada vez mais melhorar as atividades de prevenção, diagnóstico e tratamento dos casos e esperamos que com o treinamento os profissionais estejam capacitados para diagnosticar precocemente a co-infecção TB/HIV", ressalta.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter