Programa Especial de Ensino Médio forma primeira turma de Cruzeiro do Sul

Ao todo, 500 alunos concluíram os estudos com a iniciativa pioneira desenvolvida no Acre pelo Governo do Estado com apoio da Fundação Roberto Marinho

poronga_czs_onofre_brito_16.jpg

Foi um momento de emoção para as centenas de formandos da noite (Foto: Onofre Brito/Secom)

poronga_czs_onofre_brito_28.jpg

Secretária de Educação, representante da Fundação Roberto Marinho e autoridades participaram da festa (Foto: Onofre Brito/Secom)

Em Cruzeiro do Sul, este foi um fim de semana com a sensação de dever cumprido para os 500 alunos que concluíram o Ensino Médio pelo Programa Especial de Ensino Médio – PEEM Poronga. A cerimônia de formatura foi realizada na sexta-feira, 16, no espaço de eventos do Seminário Menor, com a presença de parentes e autoridades que participaram do evento, entre eles a secretária de Estado de Educação, Maria Corrêa, e a gerente de educação da Fundação Roberto Marinho, Vilma Guimarães.

O motivo de orgulho pela conclusão do curso ficava ainda maior pelo fato de essa ter sido a primeira turma de estudantes que fazem parte do programa implantando em Cruzeiro em 2008. Os formandos são das escolas Craveiro Costa, Dom Henrique Ruth e Flodoardo Cabral.

A cerimônia foi comandada por Priscila Camargo, atriz da Globo. Essa é a terceira vez que a atriz apresenta a solenidade de formatura no Estado do Acre. "É emocionante participar de eventos como esse. Já participei de duas formaturas em Rio Branco e agora estou em Cruzeiro do Sul. Fico muito feliz, pois acredito que a educação é essencial para a vida, e ver os olhos dos formandos brilhando, radiantes de alegria pela formação que alcançaram, é algo que não tem preço", declarou.

O PEEM – Poronga é uma realização do Governo do Estado, executada pela Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e tem como objetivo corrigir a distorção idade-série dos alunos da rede pública de ensino. Estimular, trazer esperança e fazer sonhar novamente são também metas do programa, que em 18 meses consegue mudar a vida e a história de tantos jovens através de uma metodologia diferenciada, motivadora, que estimula os alunos no empreendedorismo, proporcionando um ensino regular de forma criativa com o uso das novas tecnologias.

poronga_czs_onofre_brito_22.jpg

Cerimônia de formatura foi realizada na última sexta-feira, no espaço de eventos do Seminário Menor, com a presença de parentes e autoridades (Foto: Onofre Brito/Secom)

Sonho de formação

poronga_czs_onofre_brito_30.jpg

Alunos que receberam o diploma já planejam a formação universitária (Foto: Onofre Brito/Secom)

O projeto mudou a vida de alunos como Edilson da Silva Dias, que aos 41 anos de idade decidiu matricular-se nas turmas do PEEM na escola Flodoardo Cabral. O desejo de concluir o Ensino Médio venceu todo o desânimo e dificuldade do dia a dia e agora, pretende prestar vestibular para ciências biológicas. "Estou muito feliz em receber esse diploma. Agora não vou parar o meu sonho e vou continuar lutando, vou enfrentar as dificuldades e vou fazer minha faculdade."

Sonhar, lutar e acreditar é a fórmula para o sucesso. Outras experiências vivenciadas em Rio Branco mostram que ex-alunos do PEEM-Poronga atualmente estão inseridos nas universidades e outros que até já passaram em concurso público. A secretária estadual de educação Maria Corrêa destaca que o programa trabalha o resgate de jovens que estavam fora da sala de aula e a autoestima dos mesmos. "Esse programa é de suma importância, pois traz de volta os alunos para a sala de aula e lhes devolve sonhos, preparando-os para buscar outras formações."

O formando Gilliarde Oliveira da Silva, 18 anos, nasceu no Seringal Valparaíso. Aos 12 anos perdeu o pai e veio para Cruzeiro do Sul com a família em busca de dias melhores. Cedo precisou fazer uma tarefa difícil, harmonizar o trabalho com os estudos. Ele cursou o PEEM na Escola Dom Henrique Ruth e afirma que para crescer é preciso aproveitar as oportunidades. "Para mim a vida é como uma escada e a cada dia subimos um novo degrau e eu dei um salto quando ingressei no PEEM – Poronga e não perdi a oportunidade de continuar a minha formação."

Eloísa Barbosa, 37 anos, assim define o PEEM: "Uma bênção de Deus em nossas vidas". Casada, mãe de filhos, Eloísa é uma amazonense que veio para o Acre e sempre batalhou para vencer na vida. Embora tenha ficado um bom tempo fora da sala de aula, viu no programa um estímulo para continuar um sonho que sempre a acompanhou: conquistar o diploma de ensino médio. "Eu corri atrás e consegui. Não é fácil trabalhar e estudar, mas hoje posso dizer que eu venci essa etapa."

O Programa Especial de Ensino Médio é um projeto que vem dando resultados significativos para o Acre. Em 2009 foram mais de dois mil jovens formados que se encontravam desestimulados e fora do ensino regular e agora conquistaram o diploma de conclusão do ensino médio. "O Acre vem sendo exemplo para o Brasil inteiro nos resultados do enfrentamento desse desafio de corrigir a distorção idade-série", comentou Vilma Guimarães.

Desde o início do Programa – criado em 2005 -, 4.739 pessoas conseguiram concluir o ensino médio no Estado. O sucesso do projeto é tanto que o Acre se destaca como referência no país, despertando o interesse de outros Estados. Recentemente, um grupo de gestores da educação em Pernambuco veio conhecer de perto a experiência que dá certo no Acre.   

Galeria de Imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter