6º Fórum de Governadores está sendo realizado em Macapá, onde autoridades debatem proposta que o Brasil levará à COP 15
O governador Binho Marques participa em Macapá (AP) do 6º Fórum de Governadores da Amazônia Legal. O evento aberto nesta quinta-feira, 15, tem continuidade nesta sexta, 16, com uma ampla programação que inclui os pronunciamentos de todos os governadores amazônicos e de vários ministros de Estado. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, irá falar sobre o fortalecimento da Aviação Aérea Regional.
Outros temas que vêm sendo defendidos em todas as edições do Fórum, como mecanismos de compensação por serviço ambiental, o FPE Verde, além de mais recursos da Suframa e o marco regulatório das hidrovias, também serão debatidos com autoridades do Governo Federal. Ao final, os governadores assinam a Carta de Macapá contendo a síntese do encontro. O objetivo do Fórum de Governadores é consolidar um projeto brasileiro para a Amazônia, a partir das particularidades de cada um dos estados que formam a região. Para isso, a cada edição são discutidos mecanismos de cooperação regional, nacional e internacional que contemplem, por exemplo, a remuneração por serviços ambientais, investimentos em educação, saúde, energia, transporte e produção do conhecimento.
O Fórum visa a integração entre os nove governadores e respectivas bancadas na defesa dos interesses da Região Norte. O primeiro Fórum de Governadores foi realizado em maio de 2008, em Belém(PA), com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Esta edição do Fórum amplia e fortalece a proposta brasileira que será defendida na COP 15, a conferência sobre as mudanças climáticas que a ONU realizará em dezembro, em Copenhage.