Biblioteca Pública Estadual recebe mais de 3200 novos livros

Doação foi realizada pela Fundação Roberto Marinho e envolve cerca de 1700 títulos

doacao_acervo_val_fernandes_02.jpg

Presidente da FEM, na solenidade de doação com a presença das crianças de projetos de leitura (Foto: Val Fernandes/FEM)

Foi no Dia dos Mestres, na manhã dessa quinta-feira de 15 de outubro, que a Biblioteca Pública Estadual recebeu um grande presente da Fundação Roberto Marinho: uma doação de cerca de 1.700 novos títulos em 3.200 unidades. Essa doação também consolida a importante parceria entre a Fundação Roberto Marinho e a o Governo do Estado do Acre, que já dura 8 anos através do Projeto Poronga.

"Ler é fundamental para alimentar a alma", comenta Vilma Guimarães, representante da Fundação Roberto Marinho que veio ao Acre para a entrega. A solenidade também contou com uma apresentação emocionante das crianças que fazem parte do grupo de contadores mirins da Casa de Leitura Chico Mendes, com a poesia "A Cidade" e a música "Sementes do Amanhã".

Daniel Zen, presidente da Fundação Elias Mansour, reforça como essa doação fortalece a parceria da Fundação Roberto Marinho e o governo estadual. Com esse incremento ao acervo, surgem novas opções para leitura, e em breve a biblioteca receberá mais títulos , que serão adquiridos através de recursos próprios do estado.

doacao_acervo_val_fernandes_01.jpg

Foram cerca de 1.700 novos títulos em 3.200 unidades doadas pela fundação (Foto: Val Fernandes/FEM)

Educação e Cultura

doacao_acervo_val_fernandes_03.jpg

Secretária estadual de educação, presidente da FEM e representante da Fundação Roberto Marinho (Foto: Val Fernandes/FEM)

Daniel também lembrou que a literatura é um ponto bastante estimulado pelo Governo do Estado no campo educacional e cultural no Acre. Atualmente, há cerca de 150 pontos de leitura no interior do estado, com meta de chegar a 300 pontos até o final de 2010, democratizando o acesso da população ao livro e ao conhecimento. Além disso, a Biblioteca Pública Estadual é uma referência em todo país, e a construção da Biblioteca de Cruzeiro do Sul, orçada em R$ 1 milhão, seguirá o mesmo modelo.

A Secretária de Educação, Maria Corrêa, lembrou que "O livro é sempre bem vindo, isso vem contribuir de forma significativa com o incentivo a leitura para nossas crianças e jovens. O Acre é um dos estados onde as escolas públicas já realizam um trabalho de estímulo e desenvolvimento a leitura que possui reconhecimento nacional.

Maria Corrêa conta que a biblioteca pública não age de forma individual, mas faz parte de um sistema integrado de educação e cultura. "E aproveito para cumprimentar os nossos professores nesse Dia dos Mestres com esse presente em livros e comemorar seus resultados e bom trabalho feito na educação desse estado", aproveitou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter