No Acre, equipe da emissora de televisão filmou as diversas ações estratégicas que levaram a Escola Luiza Batista a ser uma referência nacional
A Tv Educativa realizou nesta quinta-feira, 08, um vídeo documentário de 3 minutos da Escola de Ensino Fundamental Luiza Batista, uma das seis finalistas do Prêmio Gestão Nacional. Este trabalho é o instrumento de avaliação desta reta final que será divulgado no dia 11 de Novembro, em Brasília. O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) formará uma equipe de 100 especialistas que irão avaliar as escolas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Pernambuco e Acre.
A equipe da emissora de televisão filmou as diversas ações estratégicas que levaram a Escola Luiza Batista, de Rio Branco, a ser uma referência nacional. Fizeram uma oficina com os funcionários, alunos e professores ensinando-os a filmar e entrevistar, para que eles pudessem ser colaboradores da gravação.
Projetos como Mania de Ler – que incentiva o hábito da leitura através de oficinas para professores, realiza campanha de arrecadação de livros nas livrarias locais, saraus de poesia, feiras literárias produzidas pelos próprios alunos, concurso de escrita de livros e de redação – ganharam destaque na produção áudio-visual. Além de trabalharem com uma roda de leitura onde o professor orienta as contações de histórias de forma interativa.
Outras duas atividades que também ganharam ênfase foi o Projeto Chamadão, que busca atingir um índice zero de evasão escolar e o Funcionário também educa, no qual os servidores da escola tornam-se colaboradores das atividades educativas. Os alunos também realizaram uma dança com coreografia própria para apresentar a biografia do escritor Monteiro Lobato, uma atividade que despertou alegria e descontração na filmagem.
A Escola Luiza Batista de Souza, de Rio Branco, foi a grande vencedora do Prêmio de Gestão Escolar 2009 no Acre, recebeu do Governo do Estado R$ 10 mil para investimentos em projetos pedagógicos, além de o diretor ganhar uma viagem aos Estados Unidos. "Esta gestão tem como suporte o trabalho coletivo de todo corpo administrativo que também atua nas ações educativas da escola, buscando incentivar nossos alunos à importância do ato de ler através da participação da comunidade", explica a diretora Maria Lúcia, que há cinco anos está a frente da escola.