Detran intensifica fiscalização e reduz índice de acidentes de trânsito

Com reforço de equipamentos de segurança e atuação mais intensa, fiscais garantem mais segurança e combate à infração entre motoristas e pedestres

detran_blitz_01.jpg
detran_blitz_02.jpg

Com blitze intensificadas, fiscalização garante redução de até 59% nos acidentes em um mês (Fotos: Assessoria Detran)

Na busca por um trânsito mais humano e seguro, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e  a Companhia de Trânsito (Ciatran) intensificaram as blitze em pontos estratégicos da cidade de Rio Branco, onde se concentra a maior frota do Acre.

Atualmente, os acidentes de trânsito no Brasil se tornaram um problema de saúde pública. Em decorrência disto, os órgãos de trânsito intensificaram as ações de educação, engenharia e fiscalização.

A fiscalização "Álcool Zero" foi implementada por estes órgãos, tendo em vista que o consumo de álcool por condutores é uma das principais causas de acidentes de trânsito. Foram encaminhados à Delegacia Central de Flagrantes (Defla), 44 condutores com sintomas de ingestão de bebida alcoólica e comprovado através do teste de bafômetro.

No mês de agosto foram 22 vítimas fatais, de acordo com plano de fiscalização, a meta era reduzir em 50% o número de mortes no mês seguinte. Em setembro, o resultado superou as expectativas e a redução atingiu 59%.

"Nosso objetivo é reduzir significativamente os acidentes de trânsito com vítimas fatais. Estas ações serão contínuas, o Detran e a Ciatran têm trabalhado ostensivamente em prol da preservação da vida", ressaltou o diretor-geral do Detran, Reginaldo Prates.

Para o comandante da Ciatran, major Luciano Fonseca, o resultado da operação "Álcool Zero" está sendo muito positivo, visto que as blitze acontecem regularmente, inclusive com o uso do bafômetro.     

Além das fiscalizações repressivas, o Detran também intensificou as ações educativas. Os trabalhos de orientação na faixa de pedestre são realizados constantemente nas escolas em que o fluxo de veículos é mais intenso. O objetivo é facilitar a travessia e conscientizar os condutores sobre o respeito a faixa de pedestre.

Segundo o diretor-geral do Detran, Reginaldo Prates, estas ações estão sendo realizadas em cumprimento ao artigo 70 do Código de Trânsito Brasileiro que regulamenta  a travessia do pedestre. "Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código".

Este artigo diz ainda que, nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem será dada preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos. (Artigo 70 do Código de Trânsito Brasileiro).

O projeto "Respeite a Faixa de Pedestre" está em andamento e para viabilizá-lo o Detran está realizando, através da Engenharia de Trânsito, um estudo técnico no intuito de alcançar mais escolas das redes municipais, estaduais e particulares.

Leia mais artigos do Código de Trânsito Brasileiro em relação ao pedestre

Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

§ 2º Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

Art. 214. Deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado:

I – que se encontre na faixa a ele destinada;

II – que não haja concluído a travessia mesmo que ocorra sinal verde para o veículo;

III – portadores de deficiência física, crianças, idosos e gestantes:

Infração – gravíssima;

Penalidade – multa.

IV – quando houver iniciado a travessia mesmo que não haja sinalização a ele destinada;

V – que esteja atravessando a via transversal para onde se dirige o veículo:

Infração – grave;

Penalidade – multa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter