Programa levará 600 estudantes e 45 professores de 13 escolas para visitarem municípios acreanos
O Ministério do Turismo (MTUR) em parceria com as Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (SETUL) e Secretaria de Estado de Educação (SEE) realizou nesta terça-feira, 6, uma capacitação para 54 professores de 13 escolas e técnicos que irão acompanhar os estudantes nas viagens de caráter multidisciplinar ao interior do Estado, através do Programa Viaja Mais Jovem. A atividade foi ministrada por uma especialista do Centro Educacional Católica de Brasília e aconteceu na sala Anísio Teixeira, na See.
O programa busca promover inclusão social de jovens estudantes, possibilitando-lhes realizar viagens de cunho educativo e usufruir dos benefícios da atividade turística, ao mesmo tempo, fortalece o turismo interno regionalizado e os índices de desenvolvimento da educação básica no Estado. O Acre é o primeiro estado a desenvolver este projeto piloto com um investimento na fase inicial de R$ 400 mil e seu lançamento ocorrerá no dia 19 de outubro, na escola Marilda Gouveia Viana.
Segundo a especialista que ministrou a capacitação, foi apresentado um manual para o professor mostrando a função que ele irá exercer nessa aula diferencial e dinâmica, além de mostrar sugestões de como desenvolver as atividades de acordo com cada região visitada. "Esta é uma atividade importante tanto para o aluno quanto para o professor, pois proporciona conhecimentos culturais de cada município, além de contribuir para interação do professor com o aluno", explica a pedagoga, Soraia Mattoso.
As escolas selecionadas a participarem foram as que apresentaram o menor índice no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o objetivo é estimular o desempenho escolar de alunos selecionados do Ensino Fundamental de escolas públicas. Os professores serão orientados sobre como conduzir esta atividade. Receberão diário de bordo com os conteúdos expostos durante a viagem e, a programação dos roteiros turísticos.
O Viaja Mais Jovem levará 600 estudantes e 45 professores de 13 escolas para visitarem os municípios de Plácido de Castro, Epitaciolândia, Brasiléia, Xapuri, Assis Brasil e Rio Branco. Os professores estão ansiosos pela ação inovadora: "Estava esperando este projeto há tempos, pois ele representa a oportunidade de conhecer de perto a história e cultura do nosso Estado, além de estabelecer um convívio mais intenso com os nossos alunos", explica a professora Elda Penha da escola Lourenço Filho.
A expectativa do Ministério do Turismo é expandir o projeto nos próximos anos. Nesta fase, a iniciativa privada poderá participar e ampliar o público de estudantes. Veja a relação das escolas que participarão do projeto piloto:
Escola Iris Célia Cabanelas Zaninni – Assis Brasil
Escola José Francisco da Silva – Plácido de Castro
Escola Franklin Roosevelt – Plácido de Castro
Escola São João Batista – Bujari
Escola Argentina Pereira de Souza – Capixaba
Escola Marilda Gouveia Viana – Rio Branco
Instituto de Educação Lourenço Filho – Rio Branco
Escola Zuleide Pereira de Souza – Rio Branco
Escola Reinaldo Pereira de Souza – Rio Branco
Escola Serafim da Silva Salgado – Rio Branco
Escola João Mariano – Rio Branco
Escola Lourival Sombra – Rio Branco
Escola Padre Carlos Casavechia – Rio Branco