Aberta Semana Estadual de Cultura no Acre

Artistas e gestores públicos se reúnem para o encontro de quatro dias de debate com foco nas políticas culturas do estado

semana_estadual_cultura_02.jpg

Diferentes grupos culturais participaram da abertura da Semana (Foto: Val Fernandes/FEM)

O Teatro da Firb/Faao ficou lotado na noite dessa segunda-feira, 5, para a cerimônia de abertura da Semana Estadual de Cultura, numa festa que encantou e instigou todos os presentes a participarem dos debates que irão acontecer nos próximos dias voltados para as políticas públicas culturais do estado.

Acompanhe ao vivo todas as informações e a transmissão da Conferência.

E como não poderia deixar de ser, um evento cultural de tamanho porte teria de contar com uma grande apresentação artística, que aconteceu justamente durante o hino acreano. A canção começou com sua musicalidade clássica, mas depois surpreendeu a todos, passando para o estilo circense, junino, candomblé e indígena, valorizando e demonstrando a diversidade cultural do nosso estado. A noite também contaria com a apresentação musical de Verônica Padrão, que emocionou o público homenageando a cantora argentina Mercedes Sosa.

A mesa de abertura foi composta entre representantes das entidades culturais do Acre, do Ministério da Cultura e o governador em exercício, César Messias. Daniel Zen, presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour foi o primeiro a tratar da importância da Semana Estadual de Cultura e dos avanços culturais no estado do Acre nos últimos anos. Zen também contou como grandes investimentos culturais estão sendo realizados, como a Biblioteca de Cruzeiro do Sul, que se propõe a ser um modelo de referência e que está orçada em R$ 1 milhão, além do antigo Casarão, que foi tombado como patrimônio histórico, cuja reforma está avaliada em R$ 300 mil.

Além disso, Daniel Zen colocou como um dos grandes objetivos da Semana Estadual de Cultura: a criação do Fundo Estadual de Cultura, aumentando significativamente os investimentos culturais no estado. Ele também agradeceu aos inúmeros participantes que vieram dos municípios do interior, todos delegados escolhidos nas 22 conferências municipais de cultura durante o mês de setembro.

semana_estadual_cultura_03.jpg

Semana Estadual de Cultura foi aberta em grande estilo (Foto: Val Fernandes/FEM)

Fortalecendo parcerias

semana_estadual_cultura_04.jpg

Governador em exercício, César Messias, na abertura do evento (Foto: Val Fernandes/FEM)

Silvana Lumachi, representante do Ministério da Cultura e Secretaria de Articulação Institucional do MinC, se disse contente com o evento. "É muito grande a alegria de ver a primeira Conferência Estadual de Cultura no Acre e que todas sejam tão bem representadas como essa". Silvana assinou junto com Daniel Zen um acordo que faz do Acre o primeiro estado do país a possuir o Cine Mais Cultura em todos os seus municípios, montando salas digitais de exibição cinematográfica.

O Acre é um dos estados do país com maior organização em suas políticas públicas culturais, por isso, Silvana Lumachi informou que até abril de 2010 o Ministério da Cultura terá um escritório com sua representatividade no estado. "Afinal, qual o conceito de cultura que nós vamos trabalhar? O da abrangência", explicou Silvana.

O governador em exercício, César Messias, também elogiou o evento e ressaltou a importância do encontro dentro da política cultural do Acre. "Eu tenho participado de várias conferências no estado, mas a da cultura está batendo todas". Messias também contou como o Acre está aos poucos zerando seu déficit de bibliotecas em seus municípios.

A Semana Estadual de Cultura acontece até o dia 8 de outubro, com apresentações artísticas até o dia 10. É uma realização do Governo do Estado do Acre, por meio da Fundação Elias Mansour, em parceria com o Conselho Estadual de Cultura (Concultura) e o Ministério da Cultura.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter